21/11/23 |   Melhoramento genético  Produção animal

CTZL promove curso sobre doma racional de novilhas para ordenha

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Isabel Ferreria

Isabel Ferreria - Prática de dessensibilização com o uso de corda

Prática de dessensibilização com o uso de corda

Começou na segunda (20) e segue até quarta-feira (22) um curso de doma racional de novilhas para ordenha, no Centro de Tecnologia para Raças Zebuínas Leiteiras (CTZL), ligado à Embrapa Cerrados. Participam profissionais que estarão à frente da 9ª Prova Brasileira de Produção de Leite a Pasto. O objetivo do curso é conscientizar e capacitar os participantes sobre a importância de uma rotina de manejo com práticas racionais, capazes de enriquecer o bem-estar dos animais, tendo maior facilidade no manejo pós-parto.

“A falta de preparo tanto das pessoas quanto dos animais torna o evento de ordenha estressante. Dessa forma, os animais acabam necessitando de aplicações de ocitocina exógena para a ejeção do leite, é necessário o uso de contenção para minimizar possíveis acidentes ou rejeição das teteiras e o tempo de manejo torna-se maior devido à grande dificuldade de fazer com que os animais entrem na sala de ordenha. O que a gente busca é fazer com que esses animais que nunca pariram fiquem totalmente adaptados para a sua primeira lactação”, explica a especialista em bem-estar animal Pércia Rocha, responsável pela condução do curso.

O curso conta com palestras teóricas e atividades práticas. Serão repassados aspectos fundamentais da doma de novilhas, como os fatores que impactam o manejo, bem como aspectos fisiológicos e comportamentais dos bovinos e questões relacionadas à segurança do trabalho.

Além disso serão transmitidas orientações sobre como devem ser feitas a seleção das novilhas no curral, a dessensibilização dos animais com diferentes materiais, a condução e ambientação deles na sala de espera e de ordenha e, por fim, o condicionamento das novilhas aos procedimentos de ordenha.

“Nossa intenção com essa capacitação é permitir que haja maior interação entre os manejadores e os animais, e que estes se tornem cada vez mais dóceis e com maior facilidade para ejeção do leite, o que acaba impactando na qualidade do produto final”, explica a pesquisadora da Embrapa Cerrados, Isabel Ferreira.

 

A Prova

A Prova Brasileira de Produção de Leite a Pasto do Zebu Leiteiro é um teste zootécnico promovido pela Embrapa Cerrados e pela Associação dos Criadores de Zebu do Planalto (ACZP). Trata-se da única prova de avaliação da lactação completa de novilhas zebuínas a pasto do Brasil com bezerro ao pé.

O objetivo da Prova é promover o melhoramento genético das raças Gir, Guzerá e Sindi identificando e multiplicando animais geneticamente superiores em características econômicas. O foco é a produção sustentável do leite com mensuração de lactações completas e sem indutores de lactação.

Está em andamento a 9ª edição da Prova. As novilhas participantes deverão parir entre 1º de dezembro de 2023 e 15 de fevereiro de 2024, de acordo com os períodos limites de parição estabelecidos pela ABCZ. Para isso, os animais foram inseminados ou cobertos entre 1º de março e 10 de abril de 2023 e entraram no CTZL entre 4 e 31 de outubro, onde permanecerão até janeiro de 2025. Os resultados serão divulgados a partir de abril de 2025.

 

Para mais informações sobre a 9ª Prova Brasileira de Produção de Leite a Pasto do Zebu Leiteiro acesse: https://www.embrapa.br/cerrados/prova-brasileira-de-producao-de-leite-a-pasto-de-zebu-leiteiro

Juliana Caldas (MTb 4861/DF)
Embrapa Cerrados

Contatos para a imprensa

Telefone: 6133889945

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/