23/11/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Saiu o resultado dos trabalhos aprovados para XVII Seminário Nacional de Milho Safrinha

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O resultado dos trabalhos aprovados a serem apresentados no XVII Seminário Nacional de Milho Safrinha saiu: 81 trabalhos técnico-científicos foram aprovados. Os autores vão apresentá-los na tarde do dia 29 de novembro de 2023, em Campo Grande, MS. Destes trabalhos, 75 serão apresentados na Sessão Pôster e seis serão apresentados no Painel Talentos e Inovações.

“Os trabalhos foram avaliados pelo comitê científico coordenado pela Embrapa Agropecuária Oeste, que contou com a colaboração de 23 consultores ad hoc, pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa no Brasil, com experiência em milho safrinha”, explica o coordenador da comissão científica do evento, Gessí Ceccon.

Para saber quais foram os trabalhos e os autores selecionados, clique: https://www.abms.org.br/snms2023/

 

Evento

Promoção: ABMS, Realizador: Fundação MS, Apoio científico: Embrapa, Co-realização: Aprosoja-MS, Patrocinadores Diamante: Bayer, KWS; Patrocinadores Ouro: Basf e Syngenta; Patrocinadores Prata: Sumitomo Chemical, Agro1, Tendência, Copasul, Eurochem; Patrocinadores Bronze: Mosaic Fertilizantes, Long-Ping High Tech, Coamo.

 

Painel de Talentos e Inovações

Dos 81 trabalhos selecionados, seis serão apresentados oralmente. “Importante esclarecer que os resumos que serão apresentados na seção pôster têm a mesma importância destes escolhidos para apresentação oral”, ressalta Ceccon.

Os seis resumos são de seis diferentes instituições, sendo dois de Mato Grosso do Sul, dois de Minas Gerais, um de Goiás e um do Paraná. “O último resumo a ser apresentado visa estimular pesquisas sobre o consórcio milho-braquiária, o tema do Seminário (Preservar e produzir)”, diz o coordenador da comissão científica.

Confira os temas, autores e instituições de cada um dos seis trabalhos técnicos-científicos:

1 Anna Flávia Palomares, Bruna Arteaga Rau, Leilaine Gomes da Rocha, Tathiana Elisa Masetto, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) apresentarão uma técnica (Halopriming) que regula as fases de embebição e atividade metabólica da germinação, promovendo incrementos na velocidade de protrusão radicular e no crescimento da raiz, com potencial de uso em milho safrinha.

2 - Ana Claudia Constantino Nogueira, João Mauricio Trentini Roy, Vanei Tonini, Aline
Gomes de Carvalho, Junior Cesar Somavilla, Andrei Regis Sulzbach, Vinicius Gabriel Caneppele Pereira, da Cooperativa Copacol, apresentarão resultados sobre os riscos de incompatibilidade de produto biológico em misturas com produtos químicos.

3 - Douglas Graciel dos Santos, Simone Martins Mendes, Nathalia Cristine Ramos Damasceno, Nathan Moreira dos Santos, Lorena de Oliveira Martins, Bárbara Luísa Soares Silva, da Univ. Fed. de São João del-Rei, e da Embrapa Milho e Sorgo, MG mostrarão que a quantidade de cigarrinhas em plantas de milho varia ao longo do dia com a época do ano e com o método de avaliação.

4 - Júlia Resende Oliveira Silva, Décio Karam, Emerson Borghi, Kassio Ferreira Mendes, Tamiris da Graça Rocha Freitas, Nathália Nascimento Guimarães, Lara Nascimento Guimarães, Universidade Federal de Lavras e da Embrapa Milho e Sorgo, MG, mostrarão que a trapoeraba (Commelina benghalensis) foi a espécie invasora mais importante na sucessão soja/milho safrinha.

5 - Nilton Cezar Bellizzi, Adriel Antonio da Silva, Fellipe Kennedy Alves Cantareli, Kárita Cristina Neves de Oliveira, da Universidade Estadual de Goiás, GO, mostrarão a eficiência das tesourinhas (Doru luteipes) no controle de lagarta (Spodoptera frugiperda) em milho safrinha.

6 - Fábio Lima Abrantes, João Flávio Floriano Borges Gomides, Fabiana Lima Abrantes, da Fundação Chapadão e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, mostram o comportamento diferenciado de híbridos de milho em cultivo solteiro e consorciado com braquiária.

Sílvia Zoche Borges (DRT-MG 08223)
Embrapa Agropecuária Oeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (67) 3416-9742 | (67) 99944-9224

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/