23/11/23 |

Sistema de rastreabilidade da Embrapa será apresentado em congresso internacional de pescado

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: divulgação

divulgação - Evento inclui feira de tecnologias

Evento inclui feira de tecnologias

O Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade (Sibraar), que utiliza tecnologia digital blockchain e foi desenvolvido pela Embrapa Agricultura Digital, será apresentado em Belém/PA, aos participantes do International Fish Congress & Fish Expo Amazônia 2023. Entre os dias 3 e 5 de dezembro, o evento reúne no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia os atores da cadeia para discutir a produção de pescado como alternativa econômica sustentável para a floresta e para seus habitantes.

A relevância da rastreabilidade e da certificação vai acontecer no contexto do debate sobre a consolidação de mercados para a produção de pescado, estratégica para a geração de trabalho, emprego, renda e sustentabilidade da região amazônica, explica o coordenador de negócios da Embrapa Agricultura Digital, Anderson Alves.

O pesquisador participa do painel sobre o tema ao lado da diretora comercial do Carrefour Brasil, Meg Fellipe, às 13h30 de 3/12. No primeiro dia dos trabalhos do congresso serão debatidos, ainda, tendências e desafios para a produção e o consumo de pescado no mundo; produção sustentável e responsabilidade social com apresentação de casos de sucesso e estratégias de ampliação de acesso a mercados.

Bioeconomia, pegada de carbono, Fundo Amazônia e políticas de crédito são temas que estarão em foco durante o Workshop Indústria Pesqueira, com a participação de representantes de empresas, armadores de pesca, governos e entidades do setor. Acesse aqui a programação para os três dias do congresso e da feira de tecnologias.

O Sibraar - O Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade utiliza tecnologia digital blockchain para a rastreabilidade de produtos agroindustriais, oferecendo informações sobre a qualidade e procedência dos produtos, de forma transparente e confiável. A partir de um QR Code estampado na embalagem, o consumidor tem acesso direto a informações desde a propriedade rural onde foi originado, passando pelas etapas de processamento até a sua distribuição e comercialização no mercado.

 

Valéria Cristina Costa (MTb. 15533/SP)
Embrapa Agricultura Digital

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3211-5747

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

embrapa-agricultura-digitalsibraarinternational-fish-congress