23/11/23 |   Comunicação

Embrapa Hortaliças destaca importância de parceria na CLDF

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Eduardo Pinho

Eduardo Pinho -

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoveu na quarta-feira (22/11), às 10 horas, uma sessão solene em homenagem aos 50 anos da Embrapa. O evento foi proposto pelo presidente da Câmara, deputado distrital Wellington Luiz, e organizado em conjunto com as cinco Unidades Descentralizadas do DF: Embrapa Agroenergia, Embrapa Café, Embrapa Cerrados, Embrapa Hortaliças e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

“É com gratidão, orgulho e senso de responsabilidade que recebo, em nome da Embrapa, esta homenagem no dia de hoje. Esta casa, que tanto apoiou a Embrapa nos nossos primeiros 50 anos, é um dos nossos alicerces e nos dá otimismo para seguirmos nossa jornada diante dos novos desafios da agropecuária brasileira”, afirmou Silvia Massruhá, presidente da Empresa.

Segundo ela, a nova Diretoria-executiva está empenhada em garantir que a Embrapa continue em sua jornada mais forte do que nunca, potencializando os resultados gerados pelas unidades do Distrito Federal em sinergia com todas as unidades do país.

 

Desenvolvimento regional

Em sua fala, o chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Warley Nascimento, destacou que embora o mandato da Unidade seja para atuar em diversas cadeias produtivas do segmento, de norte a sul do País, o fato de ela estar situada no Distrito Federal trouxe incrementos significativos à produtividade e à qualidade da olericultura na região.

“Hoje o DF é um importante polo de produção de hortaliças no Brasil, inclusive exportando para outras regiões. E o trabalho da Embrapa Hortaliças ao longo desses 42 anos, bem como a assistência técnica de excelência oferecida pela Emater/DF, contribuíram muito para consolidar essa realidade e para a melhoria da qualidade de vida dos produtores locais”, assinalou Nascimento.

Durante o evento na CLDF, a Unidade homenageou a Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara), que conta com cerca de 200 cooperados, sendo mais de 90% de base familiar, e atende a grandes redes de supermercados do Distrito Federal, bem como a programas de compra governamentais.

“Além da execução de projetos de desenvolvimento rural em parceria com a Emater/DF e o Sebrae, a cooperativa é parceira da Embrapa Hortaliças em eventos de capacitação técnica – como cursos e workshops –, dias de campo e feiras agropecuárias”, lembrou o chefe-geral da Embrapa Hortaliças.

Segundo ele, os pesquisadores da Unidade também têm acesso às dependências da Cootaquara e aos estabelecimentos rurais dos cooperados para a realização de diagnósticos e pesquisas, cujos resultados são compartilhados com todos os agentes da cadeia produtiva.

 

“Gratidão eterna”

“A Cootaquara trabalha em parceria conosco, e tem se beneficiado das tecnologias desenvolvidas pela Empresa, mas acima de tudo deu oportunidade para que nossos pesquisadores pudessem transformar a região de atuação da cooperativa num grande laboratório, principalmente com relação a perdas, desperdícios e melhoria da qualidade e boas práticas agrícolas”, finalizou Nascimento.

A homenagem foi recebida pelo presidente da Cootaquara, Maurício Severino de Rezende, que também ressaltou a importância dessa parceria para a região e deixou o seu “agradecimento eterno à Embrapa”.

Além de Wellington Luiz, Silvia Massruhá e Warley Nascimento,fizeram parte da mesa diretora da sessão especial o presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), Marcus Vinicius Sidoruk Vidal; a diretora de Pessoas, Servicos e Finanças da Embrapa, Selma Beltrão; o chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso; o chefe-geral da Embrapa Café, Antonio Guerra; o chefe-geral da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro; e o chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Marcelo Lopes da Silva.

 

História

O Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças nasceu em 1981, mas sua origem remete ao ano de 1975, com a criação da Unidade de Pesquisa de Âmbito Estadual de Brasília (UEPAE de Brasília). Em 1997, a Unidade passou a se chamar Embrapa Hortaliças.

Entre os principais avanços alcançados por ela nesse período estão o desenvolvimento de mais de 100 cultivares adaptadas às condições tropicais e às condições de mudanças climáticas; desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis, que agregam maior eficiência no uso de insumos e de recursos naturais; de processos e equipamentos voltados para a industrialização de hortaliças; bem como de capacitações e transferência de tecnologias para a agricultura familiar.

Desse modo, a Unidade teve um papel fundamental na transformação do mercado brasileiro de hortaliças, um setor que hoje é altamente diversificado e segmentado no País, sendo a agricultura familiar responsável por mais da metade da produção.

 

Diversidade

Com uma equipe formada por 167 empregados, a Embrapa Hortaliças desenvolve soluções para muitas outras culturas, como abóbora, batata, berinjela, melão, pimenta, pulses como grão-de-bico e ervilha, morango, além de pesquisas que contemplam desde a alimentação tradicional – no caso das Plantas Alimentícias não Convencionais – à fronteira da ciência, como no caso das hortas verticais, projeto desenvolvido pela Unidade em parceria com a iniciativa privada.

 

Assista à solenidade em homenagem à Embrapa na CLDF:

 

 

Com informações da Superintendência de Comunicação da Embrapa.

Eduardo Pinho (MTb/GO - 1073)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 98203-0676

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/