23/11/23 |   Agricultura familiar  Agroecologia e produção orgânica  Biodiversidade

Embrapa e ministérios promovem encontro de mulheres rurais para discutir pesquisa, desenvolvimento e inovação social

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Saulo Coelho

Saulo Coelho - Mulheres extrativistas também estarão presentes no evento. Na foto, as catadoras de mangaba.

Mulheres extrativistas também estarão presentes no evento. Na foto, as catadoras de mangaba.

A Embrapa e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) promovem, nesta segunda-feira (27), o primeiro encontro de mulheres rurais do Brasil com o objetivo propor a construção de uma agenda de pesquisa, desenvolvimento e inovação para este segmento da agricultura. Ministérios, organismos internacionais, instituições de pesquisa, movimento sociais, sindicatos, órgãos de extensão rural e Sebrae participam juntos do relato de experiências sobre inclusão socioprodutiva e equidade de gênero, com foco no alinhamento aos compromissos assumidos pelo governo brasileiro junto à Agenda 2030, em especial as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS 5 (Igualdade de Gênero), referentes às mulheres do campo, das florestas, das águas e das periferias urbanas.

Para Ana Euler, diretora-executiva de Negócios da Embrapa e uma das coordenadoras do evento, o encontro é uma grande oportunidade  para o intercâmbio de conhecimentos e troca de saberes e para a construção e o alinhamento das políticas públicas existentes para as mulheres rurais brasileiras e suas conexões com a Agenda 2030 da ONU. “Teremos a presença de várias representações de mulheres, como as extrativistas, as quilombolas, as assentadas da reforma agrária, as indígenas, as agricultoras familiares, mulheres dos sindicatos e associações, as gestoras do governo federal e de organismos internacionais”, acrescentou a diretora.

A abertura do encontro será às 9h e contará com a presença de secretárias nacionais de diversos ministérios e conselhos: Lilian Rahal, secretária de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS); Patrícia Vasconcelos, secretária de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Conceição Dantas, Subsecretária de Mulheres Rurais do MDA; Maria Nice Costa Machado, secretária de Mulheres do Conselho Nacional das Populações Extrativistas; Maria Jocicleide Lima de Aguiar, assessora para Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ministério das Mulheres.

Pela Embrapa estarão compondo o painel de abertura a presidente Silvia Massruhá e os diretores-executivos Ana Euler (Negócios), Clenio Pillon (Pesquisa e Inovação), Selma Beltrão (Pessoas, Serviços e Finanças) e Alderi Araújo (Governança e Gestão).

Entre os temas a serem tratados no decorrer do dia estão a organização social das mulheres do campo, das águas e das florestas, as estratégias de atuação institucional que promovam a inclusão socioprodutiva e a equidade de gênero e a capacitação profissional para as mulheres rurais, com oportunidades de negócios e inovação social para a sustentabilidade.

Estão previstos o lançamento da Coleção Mulheres Rurais e apresentações da plataforma Observatório das Mulheres Rurais do Brasil e da Rede ODS Embrapa. O evento contará com exposições de produtos da agricultura familiar, apresentação musical com Martinha do Coco e troca de saberes e conhecimentos entre as diversas participantes.

Serviço:

Encontro das Mulheres Rurais

Dia 27 de novembro, de 8h às 18h, com atividades culturais a partir das 8h e abertura oficial às 9h

Local: Sala Paule Jeanne, na sede da Embrapa (Brasília, DF), e transmissão simultânea

Maria Clara Guaraldo (MTb 5027/MG)
Superintendência de Comunicação (Sucom)

Contatos para a imprensa

Telefone: 61 3448 1516

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

noticias-da-denediretoria-de-negocios-denedenenitdiretoria-de-negocios