24/11/23 |   Agroecologia e produção orgânica

Publicações sobre agroecologia são lançadas pela Embrapa em parceria com a ABA

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa e a Associação Brasileira de Agroecologia – ABA disponibilizaram ao público dois novos volume da Coleção Transição Agroecológica. As publicações foram lançadas durante a programação do 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia, que aconteceu de 20 a 23 de novembro no Rio de Janeiro-RJ.

As publicações focam em temas que apoiem a busca de alternativas aos sistemas produtivos predominantes, trazendo possibilidades para um desenvolvimento rural mais sustentável. Elas fazem parte do compromisso de difundir os princípios da agroecologia, mantendo a dinâmica de promoção e socialização de trabalhos de pesquisa da Embrapa e parceiros, com melhoria da qualidade de vida no campo e na cidade e considerando a crescente preocupação da sociedade com a alimentação saudável.

O volume 6 tem como título “Agroecologia e povos tradicionais na América Latina e Caribe”, contribuindo para o diálogo entre conhecimento tradicional e científico a partir de reflexões sobre experiências agroecológicas vividas por agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, particularmente pelas mulheres agricultoras, em universos culturalmente distintos.

O livro conta com diversos autores, de diferentes países e estados do Brasil, e foi editado pelo pesquisador João Roberto Correia, da Embrapa Alimentos e Territórios (Maceió-AL), e pelos professores Flávio Bezerra Barros, da Universidade Federal do Pará, María Parcela Petrantonio, da Universidade Nacional de Mar del Plata, da Argentina, Narciso Barrera-Bassols, da Universidade Autônoma de Querétaro, do México, e Rumi Regina Kubo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

O volume 7, intitulado “Água e Agroecologia”, busca contribuir com a sistematização e reflexão pertinentes às interações entre as temáticas da água e agroecologia, apresentando informações de base científica, construções sociopolíticas e práticas sociais e produtivas nos agroecossistemas. Também busca promover a adoção de soluções inovadoras para a sustentabilidade da água, por meio de conhecimentos e tecnologias, visando disponibiizar água em quantidade e qualidade para atender aos diferentes sistemas de produção, auxiliando na superação de desafios e tornando os sistemas mais sustentáveis.

A publicação foi editada pelas pesquisadoras Roseli Freire de Melo, da Embrapa Semiárido (Petrolina-PE), e Paola Hernandez Cortez Lima, da Embrapa Alimentos e Territórios (Maceió-AL), e pelos professores Irene Maria Cardoso, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e Helder Ribeiro Freitas, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Essas e outras publicações da Embrapa podem ser baixadas gratuitamente em www.embrapa.br/publicacoes-e-bibliotecas.

Fernanda Birolo (MTb 81/AC)
Embrapa Semiárido

Contatos para a imprensa

Telefone: (87) 3866-3734

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/