24/11/23 |   Gestão Estratégica

Embrapa Arroz e Feijão recebe visita do governador do Estado de Goiás

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Sebastião Araújo

Sebastião Araújo - Daniel Vilela, Ronaldo Caiado e pesquisadores Flávio Breseghello, Elcio Guimarães e José Manoel Colombari Filho em visita ao BAG Arroz e Feijão

Daniel Vilela, Ronaldo Caiado e pesquisadores Flávio Breseghello, Elcio Guimarães e José Manoel Colombari Filho em visita ao BAG Arroz e Feijão

A Embrapa Arroz e Feijão recebeu na tarde de quinta-feira, 23 de novembro, o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, e o vice-governador, Daniel Vilela. A visita teve por objetivo apresentar oportunidades para fortalecer o agronegócio e a indústria goiana, a partir de trabalhos envolvendo o Banco Ativo de Germoplasma (BAG Arroz e Feijão) e o programa de melhoramento genético de arroz.

Durante a visita, a equipe técnica de pesquisa e de transferência de tecnologia apresentou a Ronaldo Caiado o acervo do BAG, composto por mais de 24 mil amostras de arroz e 17 mil de feijão. Essas amostras representam variedades tradicionais brasileiras, cultivares e linhagens de programas de melhoramento do Brasil e do exterior, além de espécies silvestres. A conservação e o uso sustentável da variabilidade desses recursos genéticos são matéria prima dos programas de melhoramento.

Outro assunto tratado no encontro com o governador foi a possiblidade de tornar o Estado uma referência em cultivo de arroz de terras altas sob pivô de irrigação. A Embrapa Arroz e Feijão possui um portfólio de cultivares modernas de arroz de terras altas com qualidade superior. Essas sementes já estão sendo plantadas debaixo de pivô de irrigação em rotação de culturas com soja, milho, feijão e hortaliças.

Existem fazendas em municípios goianos como Cristalina, Rio Verde, Jataí, Santa Helena e Pires do Rio que trabalham em sistemas integrados de cultivo, produzindo, por exemplo, 90 sacos por hectare de soja na safra de verão, 130 sacos por hectare de arroz de terras altas sob pivô central na safrinha; e 80 sacos por hectare de feijão sob pivô central na safra de inverno. Esse sistema de rotação de culturas ainda é incipiente no Estado e demanda trabalho de pesquisa para ajustes em relação a técnicas de manejo para a cultura do arroz de terras altas.

Esse tema é importante porque Goiás é importador de arroz de outros locais do País. O Estado ocupa hoje a 11ª posição no ranking nacional de produção com cerca de 85,5 mil toneladas anuais. Esse montante é insuficiente para atender a demanda de consumo, que é de 260 mil toneladas aproximadamente. Isso leva o parque agroindustrial goiano a trazer o cereal de outros pontos do Brasil para suprir a capacidade de trabalho instalada para o beneficiamento do cereal.

O governador Ronaldo Caiado comentou sobre as soluções tecnológicas apresentadas. “Nós estivemos no Banco Ativo de Germoplasma que é o maior banco de variedades de arroz e de feijão. Além disso, foi mostrada a capacidade em desenvolver variedades que possam se adaptar a certas circunstâncias, como ter uma variedade para o plantio sob pivô central, chegando a uma produtividade de mais de 120 sacos (por hectare) e com o percentual de 69 a 70% de arroz inteiro (no beneficiamento). Isso é inédito e, sem dúvida, dá uma outra perspectiva para o plantio em pivô central e para fazer a alternância de culturas. Parabéns à Embrapa e parabéns à Embrapa Arroz e Feijão”, disse Caiado.

Elcio Guimarães, chefe geral da Embrapa Arroz e Feijão, destacou a importância da visita do governador e do trabalho que o centro de pesquisa realiza em benefício ao setor produtivo. “A visita do governador tem um significado muito especial, pois é a oportunidade de mostrar aquilo que a Embrapa Arroz e Feijão tem feito. Nós temos a cultivar de arroz de terras altas, BRS A502, que está revolucionando o cultivo em Goiás, porque está trazendo características de qualidade de grãos para as indústrias e alta produtividade para o produtor dentro de um sistema de produção em pivô central, cuja área no Estado abrange mais de 300 mil hectares. O que nós mostramos ao governador foi essa novidade que pode permitir Goiás ser autossuficiente na produção e até exportar se isso for desejo do Estado”, afirmou Elcio Guimarães.

Rodrigo Peixoto (MTb/GO 1.077)
Embrapa Arroz e Feijão

Contatos para a imprensa

Telefone: (62) 3533-2108

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

governadorronaldo-caiado