25/11/23 |   Transferência de Tecnologia

Estudantes do IFMS Campus Coxim visitam a Embrapa Pantanal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Rosilene Gutierrez

Rosilene Gutierrez - Alunos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Coxim

Alunos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Coxim

Com o objetivo de conhecer os laboratórios e os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pela Embrapa Pantanal, 45 alunos do Curso de Engenharia de Pesca Tecnologia em Alimentos, além dos cursos técnicos em Aquicultura e Alimentos, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Coxim, visitaram as instalações da Unidade de Pesquisa nesta quarta-feira (22).

Os alunos e professores foram recebidos pela equipe de Comunicação no auditório Águas do Pantanal. A programação incluiu a exibição de vídeo institucional da Embrapa "Seu futuro inspira a nossa ciência". Em seguida, o pesquisador Jorge Lara, do setor de Transferência e Tecnologia, ministrou uma palestra com o tema "Alimentos e o Cenário do Pantanal", abordando as áreas de tecnologia de alimentos e as particularidades do Pantanal. Lara discutiu oportunidades, tendências e inovações, oferecendo uma análise direcionada às características singulares desse ecossistema.

Os alunos foram divididos em grupos para visitar os Laboratórios Central, Herbário e de Tecnologia de Alimentos. No Laboratório Central e no de Tecnologia de Alimentos, os estudantes foram recebidos pelo analista Emerson Esnarriaga, que destacou a importância desses laboratórios no apoio à pesquisa, abordando desde a preparação de amostras até a análise final.

Por fim, no Herbário, o técnico Antônio Arantes explicou que o herbário é uma ferramenta de trabalho para taxonomistas encarregados de identificar as plantas e servir para documentar pesquisas em Flora e Ecologia. O nome científico da espécie é a palavra-chave para a comunicação científico e consulta bibliográfica. Ele destacou que a finalidade de um herbário é manter uma coleção de referência das plantas nativas do Pantanal, além de fornecer subsídios para o conhecimento da biodiversidade, manejo da vegetação e conservação da natureza.

Rosilene Gutierrez
Embrapa Pantanal

Contatos para a imprensa

Telefone: (67) 3234 5875

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens