26/11/23 |   Transferência de Tecnologia

Estudantes universitários da Bolívia visitam a Embrapa Pantanal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Reynaldo Brandão

Reynaldo Brandão - Estudantes da Universidade de Aquino Bolívia (UDABOL) de Santa Cruz de la Sierra (Bolívia)

Estudantes da Universidade de Aquino Bolívia (UDABOL) de Santa Cruz de la Sierra (Bolívia)

O professor Joaquín Ugarteche Ribera, da Universidade de Aquino Bolívia (UDABOL), de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, trouxe para Corumbá (MS) 30 alunos dos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia para conhecer de perto as pesquisas realizadas pela Embrapa Pantanal. A programação da visita incluiu a exibição do vídeo institucional da Embrapa " Seu futuro inspira a nossa ciência ". Estudantes e o professor foram recebidos pela equipe de Comunicação da Unidade.

Durante o encontro, Thiago Coppola, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, falou sobre o papel da Embrapa no cenário nacional e fez um breve resumo das contribuições da instituição ao longo de cinco décadas. Em seguida, foram apresentadas as linhas de pesquisa da Embrapa Pantanal. Além disso, Coppola abordou o histórico de longo relacionamento entre a unidade e as instituições públicas e privadas da Bolívia, como a UDABOL e outras universidades.

Já o pesquisador José Comastri abordou temas como a caracterização do Pantanal, os ciclos econômicos e as atividades econômicas na região pantaneira. Comastri também falou sobre a pecuária extensiva, a mão de obra desenvolvida e a diversificação de atividades, como a produção de carne orgânica, a certificação de origem, a produção de mel orgânico e o turismo rural/ecoturismo.

Os estudantes foram organizados em grupos para realizar visitas aos laboratórios, conforme agendado anteriormente. O técnico Augusto César guiou os visitantes pelo Laboratório Central, apresentando os equipamentos, explicando seu funcionamento e os tipos de atividades que são realizadas pela equipe. Além disso, ele falou sobre boas práticas ao lidar com substâncias químicas e agentes biológicos. No Herbário CPAP, o técnico Antônio Arantes explicou aos estudantes que uma coleção nasceu da necessidade de conhecer a flora pantaneira, com foco nas espécies forrageiras que sustentam a alimentação do gado na região, e que ao longo do tempo, as coletas foram ampliadas, abrangendo outras espécies e áreas geográficas, para apoiar diversas pesquisas relacionadas à dieta de animais silvestres, peixes, apicultura e outros temas.

O professor Joaquín avaliou que a visita técnica ao centro de pesquisa da Embrapa constitui uma experiência única na vida acadêmica de seus alunos, uma vez que para alguns deles é a primeira vez, destacando o reconhecimento internacional da instituição. De acordo com o professor, a prática de visitar a Embrapa Pantanal ocorre regularmente, com uma interrupção devido à Covid-19. Ele tem a intenção de manter essa tradição anual com seus alunos, buscando proporcionar a eles a oportunidade de expandir seus conhecimentos e enriquecer sua formação.

A estudante Fabiana, do curso de Medicina Veterinária, disse que achou muito interessante o estudo que a empresa vem realizando, referindo-se às plantas do Herbário, mencionando que não esperava essa experiência e que gostou muito.

Rosilene Gutierrez
Embrapa Pantanal

Contatos para a imprensa

Telefone: (67) 3234 5875

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens