27/11/23 |

Embrapa Semiárido recebe Comenda de homenagem do IFCE

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Semiárido recebeu nesta sexta-feira, 24, a entrega de uma comenda em reconhecimento da parceria entre a Embrapa Semiárido e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no âmbito do "Projeto Biomas: Componente Caatinga”. A honraria foi iniciativa do professor Lucas da Silva, doutor em Desenvolvimento Ambiental, que representou a Diretoria do IFCE.

De acordo com o professor, a Embrapa Semiárido foi escolhida pela instituição para receber essa homenagem em função da colaboração no Laboratório de Estudos Ecológicos e Ambientais do bioma Caatinga, que fez parte da estrutura do Projeto Biomas. O componente Caatinga do projeto foi liderado pela Embrapa Semiárido, inicialmente pelo pesquisador Lúcio Alberto Pereira e, no final, por Diogo Denardi Porto.

O Ceará foi escolhido como a área experimental do projeto Biomas e o IFCE era uma das parceiras do comitê regional do subprojeto Caatinga. “A Embrapa Semiárido, com a coordenação nacional, conseguiu realizar a instalação do viveiro na nossa instituição, dando todo o suporte ao laboratório de estudos ecológicos e ambientais, e contribuindo também com a valorização da educação e da recuperação ambiental através dos projetos”, afirmou Lucas da Silva.

Ele destacou que, em comemoração aos 10 anos do funcionamento do Laboratório de Estudos Ecológicos e Ambiental do Brumadinho, a Embrapa Semiárido foi escolhida para ser homenageada como reconhecimento de todo apoio que deu na implantação e continuidade, tanto no laboratório como nos viveiros. “A Embrapa foi fundamental e necessária para que nós, hoje, completássemos 10 anos. E todo o nosso trabalho, com o laboratório hoje em pleno funcionamento, foi fruto do esforço também da Embrapa. Então essa homenagem é um reconhecimento à instituição em todo seu corpo técnico, administrativo e institucional”.

O projeto foi realizado em parceria com a Confederação Nacional de Agricultura (CNA) e financiado pelo BNDES. Foram feitos experimentos em várias regiões do Brasil, sendo um projeto por bioma. O componente Caatinga foi realizado na cidade de Ibaretama, onde foram feitos vários experimentos com manejo florestal, recuperação ambiental e sistemas integrados, com o objetivo de melhor integrar as atividades agropecuárias com o bioma, além de dar suporte a iniciativas de restauração florestal.

Para o pesquisador Diogo Denardi Porto, é extremamente gratificante a Unidade receber esse reconhecimento. Segundo ele, o projeto teve consequências positivas, e uma delas foi basear o programa “Pra valer”, da CNA, que aproveita o resultado das iniciativas desenvolvidas no Projeto Biomas para viabilizar a regularização produtiva de propriedades rurais. O programa integra ações com os órgãos ambientais e Federações da Agricultura, buscando facilitar a adequação dos passivos ambientais e a implantação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) nas propriedades.

 

Ana Patrícia Rodrigues (Colaboradora)
Embrapa Semiárido

Fernanda Birolo (MTb 81/AC)
Embrapa Semiárido

Contatos para a imprensa

Telefone: (87) 3866-3734

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/