27/11/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Evento no Semiárido promove a interação entre pesquisadores e acadêmicos de pós-graduação

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ana Patrícia Rodrigues

Ana Patrícia Rodrigues -

A Embrapa Semiárido (Petrolina-PE) realizou, no dia 21 de novembro, a 6ª edição da Jornada de Integração da Pós-Graduação (Jipes), da Unidade, evento que reuniu estudantes de mestrado, doutorado, orientadores, avaliadores e convidados. 

De acordo com Anderson Ramos de Oliveira, chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Semiárido, a Jipes tem o objetivo de divulgar alguns dos resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos acadêmicos em parceria com a Embrapa, além de promover a interação entre os estudantes e as instituições de pesquisa da região.

O evento foi realizado na sala de reuniões da Chefia Geral e contou, na abertura, com a participação de Anderson Oliveira e, também, do pesquisador da unidade Dr. Magnus Dall’Igna Deon, que ministrou a palestra: "Como escolher um periódico para publicação científica?"

Foram realizadas 16 apresentações, sendo uma de forma virtual. Elas foram divididas nas três áreas de pesquisa da Embrapa Semiárido: recursos naturais, sistemas agrícolas dependentes de chuva e agricultura irrigada. 

Todos os trabalhos foram avaliados por uma banca, formada pelos professores Luís Fernando Campeche, do IF Sertão-PE, Jackson Roberto Guedes da Silva Almeida, da Univasf, e pela pesquisadora visitante de pós-doutorado da Embrapa Semiárido Cristina S. R. Costa.

 

Premiações 

Dentre os trabalhos apresentados, seis receberam premiação em duas categorias: mestrado e doutorado.

A primeira colocada na categoria doutorado foi a estudante Francismary Barros da Silva, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Ela apresentou o trabalho “Dinâmica de polissacarídeos de reservas na videira ‘BRS Tainá’ durante o período de repouso”, orientado pela pesquisadora Patrícia Coelho de S. Leão, .

Já o primeiro lugar da categoria mestrado ficou com a discente Raquel Souza integrante do Programa de Pós-graduação em Pós-Colheita, pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com a pesquisa “Diferentes índices de seleção para identificação de genótipos de acerola com alta qualidade para consumo in natura e processamento, orientada pelo pesquisador Sérgio Tonetto de Freitas.

A Jipes é realizada anualmente, por uma comissão nomeada para esta finalidade. Nesta edição, a comissão organizadora foi coordenada pela pesquisadora Patrícia Leão e teve como membros os pesquisadores Bárbara Dantas, Roseli Melo, Débora Sansini, Visêldo Oliveira, Saulo Aidar e Natoniel Melo.

Ana Patricia Rodrigues (Colaboradora)
Embrapa Semiárido

Fernanda Birolo (MTb 81/AC)
Embrapa Semiárido

Contatos para a imprensa

Telefone: (87) 3866-3734

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/