28/11/23 |   Pesca e aquicultura

Tecnologias sustentáveis para piscicultura rendem prêmio Samuel Benchimol à pesquisadora da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A pesquisadora Fernanda Loureiro de Almeida O´Sullivan, da Embrapa, foi agraciada com o Prêmio Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente de 2023, na categoria Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica, com o trabalho “Desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para o avanço da piscicultura nativa da Amazônia”. A entrega da premiação aconteceu na sexta-feira, 24 de novembro em Manaus, AM. Fernanda é pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental (AM), atuando na Embrapa Pesca e Aquicultura em Palmas, capital do Tocantins.

O projeto vencedor se baseia no conhecimento da biologia reprodutiva e fisiologia de tambaqui, matrinxã e pirarucu, para aprimoramento das tecnologias de produção. Tem a coautoria dos pesquisadores Gilvan Ferreira da Silva e Eduardo Varela e da assistente Irani Morais (Embrapa) e Yann Guiguen (INRAE, França) e Adolf Manfred (Alemanha).

Recentemente, a Embrapa lançou dois ativos tecnológicos com potencial de impacto imediato na atividade: o uso repetitivo de matrizes de tambaqui e matrinxã, e a sexagem molecular de tambaqui e pirarucu. Em relação ao primeiro, a inovação se fundamenta no uso múltiplo das reprodutoras, escalonando a produção de juvenis.

“Se antes cada fêmea era utilizada uma única vez por ano, agora o produtor consegue ao menos triplicar a produção de larvas de tambaqui e duplicar de matrinxã, com o mesmo número de fêmeas no plantel”, informa a pesquisadora.

O outro ativo atende a uma antiga demanda do setor: a identificação de machos e fêmeas de pirarucu, um dos grandes gargalos da cadeia. Como a obtenção dos alevinos ocorre de forma natural, é necessária a separação dos peixes em casais. No entanto, com a falta de um teste eficiente para reconhecimento do sexo, grandes são as perdas econômicas devido à formação equivocada de casais.

A sexagem molecular, que pode ser realizada ainda em peixes jovens, permite a identificação correta dos machos e fêmeas do plantel e, desde o seu lançamento em 2022 atendeu produtores de diferentes regiões do Brasil, e este ano ganhou o prêmio nacional de Inovação Aquícola no Aquishow Brasil 2023.

 

Pesquisadora tem experiência em reprodução animal

Fernanda Loureiro de Almeida O´Sullivan possui graduação em Medicina Veterinária,  pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Fisiopatologia da Reprodução Animal. Mestre em Reprodução Animal.

Realizou pós-doutorados no grupo de Biologia do Desenvolvimento (Developmental Biology) na Universidade de Utrecht e no Instituto de Pesquisa Marinha da Noruega. Tem experiência na área de Biologia Celular e Molecular com ênfase em Diferenciação Sexual e Reprodução de Peixes Teleósteos (endocrinologia da reprodução de peixes machos e fêmeas, eixo hipotálamo-hipófise-gônada, regulação genética e molecular da gametogênese e esteroidogênese de teleósteos).

 

Terceiro Prêmio

É a terceira vez que a Embrapa Amazônia Ocidental tem profissionais agraciados com esse prêmio, que valoriza as diferentes categorias de iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável e local da região. Ano passado o trabalho “Alternativas para o controle da sigatoka-negra da bananeira na Amazônia”, de autoria do pesquisador Luadir Gasparotto venceu na mesma categoria e em 2010, a pesquisadora Joanne Régis, foi premiada na categoria Ambiental, Sustentabilidade para Pequenas Propriedades Agrícolas em Condições Amazônicas.

 

Categorias agraciadas no Prêmio Samuel Benchimol 2023

 

Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica

Agraciado -  Victor Elias Mouchrek Filho – Estado do Maranhão

Título do Projeto – Estudo Químico e Avaliação das atividades Biológicas do óleo essencial de  Aniba rosaedora Ducke

 

Agraciado - Affonso Celso Gonçalves Junior - Estado- Paraná

Título do Projeto - Uso sustentável de resíduos de espécies vegetais amazônicas visando descontaminação de águas

 

Agraciada - Fernanda Loureiro de Almeida Osullivan – Estado do Tocantins/Amazonas

Título do Projeto - Desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para o avanço da piscicultura nativa da Amazônia

 

Personalidades dedicadas ao Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica.

Agraciado - Serafim Fernandes Corrêa – Estado do Amazonas

 

Iniciativa de Desenvolvimento Local (IDL).

Agraciados - Ingrid Monique Oliveira Teles – Estado do Pará

Título do Projeto – Telha de Açaí: Proposta de uma nova atividade econômica sustentável em comunidades ribeirinhas próximas a Belém

Agraciada -  Miriam de Medeiros Cartonilho – Estado do Amazonas

Título do Projeto - Mingau a moda Amazônica de Banana Pacovan

Agraciado - Na Floresta Alimentos Amazônicos – Estado Amazonas

Título do Projeto - Na´kau - o resgate do cacau amazonense: valorização e respeito para os extrativistas de cacau selvagem do Amazonas.

 

Empresa na Amazônia

Agraciado – Tutiplast – Estado do Amazonas

 

Micro empreendimento na Amazônia (Prêmio Florescer) - Urbano

Agraciado - Emporio Verde + Verde - Estado de Roraima

 

Micro empreendimento na Amazônia (Prêmio Florescer) - Rural

Agraciado – Sítio Terra Santa – Estado de Roraima

 

Maria José Tupinambá (114 DRT-AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 3303-7898

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

pisciculturapremio-samuel-benchimol