01/12/23 |   Agricultura familiar  Produção vegetal  Convivência com a Seca  Manejo de Recursos Hídricos

Prosa Rural - Irrigapote: Potes de argila para irrigação de baixo custo na agricultura familiar

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Dezembro/2023 - 2ª Semana - Todas as Regiões

O Prosa Rural desta semana apresenta o Irrigapote -  um sistema de irrigação de baixo custo, que utiliza potes de argila enterrados no chão para fornecer água para as plantações de base familiar, o ano inteiro; e em especial, nos períodos de seca.

A pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental, Lucieta Guerreiro Martorano é uma das convidadas do programa. O sistema Irrigapote utiliza materiais de baixo custo e de fácil adoção e pode ser automatizado com soluções simples, sem precisar de energia elétrica, deixando o produtor livre do trabalho da irrigação, o que faz sobrar mais tempo para as demais atividades da propriedade. Participam ainda do programa Ana Cláudia Siviero, extensionista rural da Emater Pará, do escritório local de Santarém e a produtora familiar Cinira Rocha, da comunidade de Lavras, também de Santarém e uma das pioneiras no uso do sistema na região.

Saiba todos os detalhes do IRRIGAPOTE, ouvindo o Prosa Rural desta semana.  O Prosa Rural é o programa de rádio da Embrapa.

Se você preferir ouvir a versão estendida deste programa, confira o Podcast Prosa Rural - no Spotify e no Google Podcasts!

Chamada do Programa

 

Todas as Regiões

Irrigapote: Potes de argila para irrigação de baixo custo na agricultura familiar

 

Kélem Cabral
Embrapa Amazônia Oriental

Contatos para a imprensa

Telefone: (91) 3204-1192/ (91) 99144-0125

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agricultura-familiarirrigacao2023irrigapotesistema-irrigapote