28/11/23 |   Agricultura familiar  Transferência de Tecnologia

Consórcio agroflorestal é tema de dia de campo na Resex Chico Mendes

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Na próxima quinta-feira (30), produtores e técnicos extensionistas de Assis Brasil e do Projeto Reca, além de brigadistas do Prevefogo/Ibama, participam de dia de campo sobre o estabelecimento de consórcio agroflorestal com açaizeiro, castanheira e seringueira.

O evento será realizado na propriedade do extrativista João Evangelista, localizada no Seringal Porvir, colocação São Luiz, na Resex Chico Mendes, em Epitaciolândia, AC. A iniciativa tem como objetivo compartilhar práticas agrícolas para a implantação e manejo de consórcios agroflorestais, bem como informações sobre aspectos financeiros dessa alternativa sustentável de produção.

 

Programação

O dia de campo será composto por quatro estações que terão como foco diferentes arranjos dos consórcios envolvendo açaí, seringueira e outros componentes, principais tratos culturais e manejo dos cultivos adotados na implantação e manutenção do SAF, entre outros aspectos.Também fazem parte da programação o desempenho das culturas anuais/perenes e a análise financeira do período de estabelecimento do modelo de consórcio agroflorestal.

De acordo com o pesquisador Tadário Kamel, da Embrapa Acre, o SAF implantado na propriedade do produtor João Evangelista tem cerca de 8 anos e constitui uma experiência de muito aprendizado. O público conhecerá os resultados dessa iniciativa, considerada um caso de sucesso na Reserva Extrativista Chico Mendes, que pode inspirar outros moradores a implementar esse modelo de produção.

“Dependendo da composição dos arranjos é possível produzir e gerar renda no curto, médio e longo prazo. No contexto da agricultura familiar, a principal estratégia de implantação de SAF prioriza culturas agrícolas de ciclo curto nos primeiros anos e, posteriormente, o cultivo de espécies frutíferas nas entrelinhas das espécies florestais. Já o componente florestal pode garantir renda no futuro, com a oferta de madeira ou produtos não madeireiros como óleos e sementes”, explica Kamel.

Para o analista Márcio Bayma, da Embrapa Acre, é  fundamental que os produtores conheçam aspectos econômicos desse sistema produtivo. “A partir dessas informações é possível definir a melhor estratégia de condução e estimar os custos e a rentabilidade, conforme a composição do arranjo adotado no SAF”, reforça.

 

Parcerias

O dia de campo é uma realização da Embrapa em parceria com a Prefeitura Municipal de Assis Brasil e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A atividade  faz parte das ações do Projeto BID Embrapa - Inovações para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira, executadas pela Embrapa com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento. 

Mauricilia Silva (MTb 429/AC)
Embrapa Acre

Contatos para a imprensa

Telefone: 68 32123225

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

eventosistemas-agroflorestaissafsbidresex-chico-mendesinova-amazoniainova-amazonia