29/11/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa busca parceiros em soluções para coco e citros

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Saulo Coelho

Saulo Coelho - Chamada recebe propostas até 31 de janeiro de 2024; projetos têm 60 meses de execução

Chamada recebe propostas até 31 de janeiro de 2024; projetos têm 60 meses de execução

A Embrapa publicou edital de inovação aberta para atrair organizações parceiras no desenvolvimento conjunto de soluções tecnológicas voltadas às cadeias produtivas do coco e citros.

edital pode ser baixado na recém-lançada Página de Inovação da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), Unidade coordenadora da iniciativa, que envolve outras três Unidades da Embrapa – Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ), Alimentos e Territórios (Maceió, AL) e Agrobiologia (Seropédica, RJ).

A chamada tem como foco atrair empresas, associações e cooperativas de produtores rurais e demais agentes do setor produtivo para a construção conjunta de propostas de projetos para cocriação e codesenvolvimento de soluções tecnológicas em temas relevantes à produção agropecuária para as culturas de coco e citros.

O formato das parcerias é regulamentado por meio dos mecanismos de inovação aberta previstos no Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei 13.243/2016Decreto nº 9.283, de 7/02/2018).

De acordo com o cronograma do edital, a data final para submissão de propostas é 31 de janeiro de 2024. A propostas selecionadas e aprovadas serão divulgadas em 8 de março, e os projetos elaborados terão um período de execução de cinco anos, com aporte financeiro e não financeiro por parte das Unidades envolvidas e dos parceiros externos. 

As linhas de pesquisa previstas pelas quatro Unidades da Embrapa englobam projetos para as cadeias de coco e citros com enfoque em insumos biológicos, controle de pragas, manejo e processamentos de resíduos, processos agroindustriais alimentares, pós-colheita e agregação de valor, entre outras.

A Embrapa realizará, na quarta (6 de dezembro) às 15h30, uma transmissão ao vivo no seu canal no YouTube, em que gestores e pesquisadores das quatro Unidades participantes irão apresentar detalhes da chamada prevista no edital e debater com atores do setor produtivo interessados em parcerias, tirando dúvidas e construindo um cenário favorável à inovação aberta para as duas cadeias em todo o Brasil. 

 

Inovação aberta na Embrapa

Interconexões no ambiente de inovação ampliam o empreendedorismo, a criação e o desenvolvimento de soluções conjuntas para o agro brasileiro.

Clique aqui e conheça mais ações da Embrapa que promovem o desenvolvimento do setor agropecuário, por meio da inovação aberta, da ampliação de negócios e do fortalecimento de startups.

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cocoparceriacitriculturacoqueirocitrosodsinovacao-abertaagenda2030

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar convencional
Produto: Software