29/11/23 |   Produção vegetal

Empresas que incentivam arborização de Sinop receberão reconhecimento

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Diego Antonio

Diego Antonio -

Nesta quinta-feira, dia 30, às 15h, a associação Floresta Urbana promove na Embrapa Agrossilvipastoril um evento para falar sobre o projeto Arbovias, que visa ampliar a arborização urbana de Sinop, e para prestar um reconhecimento às empresas e instituições que estão apoiando a iniciativa.

Na oportunidade, os integrantes da diretoria do Floresta Urbana, Amadeu Rampazzo e Milton Malheiros falarão rapidamente sobre os planos de arborização de vias públicas e praças em Sinop, bem como sobre a importância da participação da sociedade civil, por meio de empresas e cidadãos, no incentivo e preservação das árvores na cidade.

Durante o evento o grupo visitará o viveiro da Embrapa, onde estão sendo produzidas mudas de 25 espécies que serão usadas para o plantio na área urbana de Sinop. Uma homenagem às sete empresas e ao Ministério Público de Mato Grosso será entregue como forma de reconhecimento pelo fomento das instituições ao projeto.

“Queremos fazer um reconhecimento a esses parceiros do projeto e ao mesmo tempo sensibilizar a sociedade sobre a importância de nos preocuparmos com a melhoria da qualidade de vida em nossa cidade por meio da arborização”, afirma Milton Malheiros.

 

Atuação da Embrapa

A Embrapa Agrossilvipastoril é parceira da Associação Floresta Urbana por meio de um contrato de cooperação técnica no qual são utilizadas suas instalações físicas e equipe técnica para produção das mudas.

Ao mesmo tempo em que utiliza sua expertise para o processo de produção das mudas, é gerado novos conhecimentos sobre espécies nativas com pouca informação na literatura.

Atualmente estão sendo produzidas mais de 3.300 mudas de 25 espécies diferentes. As plantas ainda estão em processo de crescimento e deverão estar prontas para serem plantadas em seus locais de destino, com tamanho mínimo de 1,80m, no segundo semestre de 2024.

De acordo com o engenheiro florestal e analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril, a arborização urbana demanda um processo rigoroso de escolha das espécies e de cuidados na produção das mudas.

A definição da espécie deve considerar o tamanho da copa, ritmo de crescimento, produção de frutos que não possam causar danos aos carros, raízes que não danifiquem calçadas, galhos que não quebrem, árvores que não percam suas folhas no período seco do ano e adaptação ao clima local.

“Outro aspecto que é fundamental, principalmente dadas as condições de ventos fortes de nossa região, é relacionado a uma muda de qualidade, ou seja, uma muda bem enraizada. É preciso ter mudas com sistema radicular bem formado e em funcionamento perfeito, rígidas, sem doenças e sem pragas. Associado a isso, um plantio bem-feito, com berço bem preparado, adubado, plantada em uma época ideal e com a adequada manutenção. A identificação e proteção, bem como os cuidados pós-plantio são fundamentais”, explica o engenheiro florestal.

 De acordo com Diego Antonio, a participação da Embrapa nesse processo é uma forma de ampliar o conhecimento sobre espécies nativas e sobre o processo de produção de mudas. Além disso, o projeto traz ganhos para a sociedade sinopense.

“O resultante da equação é o reconhecimento pela sociedade sobre a importância da árvore, sobre a importância da organização social e da participação da Embrapa nesses processos. É uma oportunidade de entregarmos um pouco também para a comunidade urbana sinopense”, destaca Diego Antonio.

Gabriel Faria (MTB 15.624 MG)
Embrapa Agrossilvipastoril

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

arborizacao-urbana