29/11/23 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde

Agrinordeste terá palestra sobre PANCs

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Nuno Madeira

Nuno Madeira - Araruta será uma das PANCs de destaque na palestra

Araruta será uma das PANCs de destaque na palestra

O pesquisador Nuno Madeira, da Embrapa Hortaliças, especialista em Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), participa nesta semana da 30º edição da Agrinordeste, que será realizada de 30/11 a 03/12, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife. A entrada é gratuita, mas para participar é preciso se inscrever no site agrinordeste.com.br.

Durante os quatro dias do evento, serão oferecidas mais de 120 capacitações ao público, estimado em 50 mil visitantes, segundo os organizadores. Entre as capacitações, destaque para o Seminário sobre a Modernização do Setor Primário, que terá aproximadamente 90 palestras.
As apresentações serão distribuídas em nove auditórios temáticos sobre Apicultura, Aquicultura, Avicultura, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Cana-de-Açúcar, Caprinovinocultura, Cooperativismo, Floricultura, Fruticultura, Horticultura, Jardinagem, Políticas Públicas e Turismo Rural, bem como um espaço reservado à abordagem de temas atuais, e outro direcionado para o mercado pet.

PANCs
Nuno Madeira fará sua palestra no dia 01/12, das 14h00 às 15h15, com o tema Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs): antigos saberes e sabores, novas oportunidades. 
“O objetivo do painel é fazer um resgate das hortaliças tradicionais que foram muito comuns na região. E outras que ainda são, como a língua-de-vaca, muito tradicional em estados como Alagoas e Pernambuco, durante a Semana Santa; a beldroega, considerada uma planta refrescante e também de uso medicinal; o cuxá, que é uma comida típica do Maranhão, feita com as plantas da vinagreira; o inhame, no Recôncavo Baiano; e a araruta, também tradicional na Bahia, todas elas consideradas PANCs”, assinala Madeira.

 

Com informações da Agrinordeste

Eduardo Pinho (MTb/GO - 1073)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/