29/11/23 |   Nanotecnologia  Produção animal  Transferência de Tecnologia

Grupo francês Roullier e Embrapa projetam ampliar parceria

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Embrapa

Embrapa - Visita às instalações de confinamento para futuras cooperações

Visita às instalações de confinamento para futuras cooperações

As equipes de pesquisa e transferência da Embrapa em Campo Grande (MS) reuniram-se, recentemente, com o grupo Grupo Roullier & Timac Agro a fim de prospectar possíveis parcerias na área de nutrição animal e vegetal, solos e forragem. A Timac Agro é uma multinacional pertencente ao grupo francês Roullier.

Presentes na reunião técnica estavam Jordan Valente e Tristan Chalvon-Demersay, pesquisadores e diretores no Centro Mundial de Inovação (CMI) da empresa, localizado em Saint-Malo na França, responsável por alta tecnologia voltada para a pecuária de corte e leiteira. Além deles, os gestores Carlos Eduardo Oltramari, diretor de marketing, e Claiton André Zotti, gerente de produto. 

Segundo eles, os resultados positivos já obtidos em trabalhos recentes da Embrapa Gado de Corte com a Timac Agro despertaram interesse por parte da Roullier em ampliar as ações com a estatal, inclusive inserir a pecuária leiteira no escopo. Hoje há um acordo de confidencialidade da Embrapa, por meio da Embrapa Gado de Corte e Embrapa Gado de Leite, e a multinacional para essa prospecção. 

“Nossa expectativa é construir um contrato de cooperação técnico-financeira, com oportunidades reais para as áreas de aditivos microbianos, suplementação, digestibilidade, confinamento, dentre outras possibilidades”, afirma o Luiz Orcírio, pesquisador em nutrição animal e chefe de Transferência da Tecnologia da Embrapa Gado de Corte. Por essas linhas de pesquisa, Orcírio acredita desenvolver tecnologias que aumentem o desempenho animal, reduzindo a idade de abate e contribuindo de forma positiva para a mitigar a emissão de metano entérico. 

Pesquisadora em nanotecnologia, Marlene Barros, animou-se com os projetos à frente. “Estou bem otimista de como vamos atuar ao lado da equipe de nutrição. Ao concretizar um contrato podemos avançar nos trabalhos em nanominerais e biomoléculas na nutrição de ruminantes”. Avançar em pesquisa básica é o anseio da equipe da Embrapa representada também por Rodrigo Gomes, Denise Montagner, Rodrigo Amorim, Davi Bungenstab, Liana Jank e Antonio Rosa, pesquisadores. Além da pesquisa, Dayanna Schiavi Batista, Filipe Simões Corrêa e Marcelo Castro, especialistas em prospecção, contratos e transferência de tecnologia da Empresa acompanharam a reunião. 

Resultados obtidos
Fruto do acordo Timac Agro e Embrapa Gado de Corte, a suplementação na forma de blocos multinutricionais proporcionou aumento da frequência de acesso ao suplemento pelos animais, maior ganho médio diário e ganho de peso em sistema de pastejo no período estudado.

A aceitação positiva, por parte dos produtores dessa prática, estimulou a procura por novas parcerias entre as organizações. O estudo durou dois anos e avaliou duas formas físicas de suplemento mineral: em bloco ou em pó sobre o ganho de peso corporal e consumo de suplemento mineral em garrotes Nelore mantidos em braquiarão. 

Dalízia Aguiar (MTb 28/03/14/MS)
Embrapa

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 67 3368-2144

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens