30/11/23 |   Produção animal

Ovinocultura de corte é tema de seminário realizado na Embrapa Pecuária Sul

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Fernando Goss

Fernando Goss - Presidente da Arco, Edemundo Ferreira Gressler e o Chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso na abertura do evento

Presidente da Arco, Edemundo Ferreira Gressler e o Chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso na abertura do evento

Diferentes atores da cadeia produtiva da ovinocultura de corte estiveram reunidos na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS), no dia 28, para o 1º Dia da Carne. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), teve como objetivo debater os principais gargalos e soluções para ampliar a produção, comercialização e consumo de carne ovina no Brasil. A Embrapa Pecuária Sul foi uma das apoiadoras do seminário.

         Para o presidente da Arco, Edemundo Ferreira Gressler, a ovinocultura tem um papel social muito importante, principalmente pela atividade ser desenvolvida em propriedades familiares. “É uma atividade que contribui para manter o homem no campo e como é uma proteína ainda pouco consumida no país, tem um grande potencial de crescimento”. Já o Chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, ressaltou que o centro de pesquisa tem um longo histórico de contribuições para a ovinocultura. “Já desenvolvemos diferentes soluções tecnológicas para o setor e continuamos trabalhando fortemente para melhorar a atividade, com o objetivo de aumentar a produtividade e a renda para o produtor”.   

         O seminário foi dividido em cinco painéis, englobando os elos da cadeia produtiva: produção, indústria, varejo, pesquisa e gastronomia. No primeiro painel, dedicado à produção, um dos palestrantes foi o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, José Carlos Ferrugem, que falou sobre a logística na produção de cordeiros. Segundo Ferrugem, é fundamental a organização de produtores tanto para melhorar a produção, utilizando mais tecnologias já disponíveis, como para a comercialização. Também proferiram palestras no painel o produtor e consultor Daniel Barros e o técnico da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul, Bruno Dall’Agnol.

         O segundo painel foi sobre a indústria de carne ovina. Representantes de três frigoríficos apresentaram cases de empreendimentos bem-sucedidos no processamento desse tipo de carne. O primeiro foi apresentado por Felipe Voigt, do Celebra Gourmet, de Salvador do Sul (RS). Logo depois, foi apresentado o frigorífico Carneiro Sul, sediado em Gravataí, com palestra de um dos seus diretores, João Bernardo. O painel foi finalizado com a experiência de uma indústria da Bahia, o Frigbahia, cuja apresentação foi feita por Wanderley Lemos Gomes.

           O varejo foi o tema do terceiro painel do seminário, com a participação de Lindonor Peruzzo, da rede de supermercados Peruzzo, e de Isidoro De Leon, da Casa de Carnes De Leon. Ambos os empresários relataram dificuldades na comercialização da carne ovina, principalmente por não existir uma cultura de consumo da proteína e também pela falta de uma oferta de cortes diferentes e menores. O quarto painel foi dedicado para pesquisa e inovação e contou com palestras de Hélio de Almeida Ricardo, da Associação Paulista de Criadores de Ovinos e de Rafael Paglioli, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Paglioli coordenou o grupo que criou a certificação Selo Cordeiro Premium Gaúcho, lançado esse ano e que no evento teve a entrega da primeira certificação, para o frigorífico Carneiro Sul. Para encerrar o seminário foi realizado um painel sobre Gastronomia, Consumo e Turismo Local, que contou com a participação de Bruno Ivanoff, professor da Unisenac e Giovani Peres, da Batalha Vinhas e Vinhos.

 

Fernando Goss (1065/SC)
Embrapa Pecuária Sul

Contatos para a imprensa

Telefone: 53 32404749

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

ovinocultura