11/12/23 |   Produção vegetal

Fenacoco 2023 - App SaniCoco ajuda a identificar pragas e doenças do coqueiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Reprodução Google Play

Reprodução Google Play - Aplicativo está disponível para download gratuito na loja Google

Aplicativo está disponível para download gratuito na loja Google

A Embrapa lançou, durante a Fenacoco 2023, de 6 a 8 de dezembro em Fortaleza (CE), o aplicativo móvel SaniCoco, que auxilia o usuário na identificação de pragas e doenças do coqueiro com base em imagens de referência dos sintomas, vetores e agentes causadores.

O supervisor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) Tiago Coelho apresentou a solução tecnológica durante o evento, que reuniu representantes da cocoicultura nordestina e brasileira na capital cearense.

Disponível na plataforma Android e acessível para baixar na Google Play Store, o SaniCoco reúne centenas de imagens feitas ao longo de anos de pesquisa sobre a cultura do coqueiro, que representam plantas com os sintomas das principais pragas e doenças que ocorrem no Brasil. 

A ferramenta foi desenvolvida pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) a partir das demandas do setor produtivo, que apontam a fitossanidade como um dos principais gargalos no cultivo do coqueiro no país. 

Além de produtores comerciais, o SaniCoco pode ajudar, também, pessoas que têm coqueiros plantados em seus pequenos sítios, chácaras, casas de praia e outros locais, com imagens dos sintomas para auxiliar no diagnóstico da praga ou doença e informações essenciais para o seu controle e prevenção.

Na base de dados ao aplicativo é possível encontrar imagens e textos com informações das pragas e doenças mais comuns no Brasil, como a broca-do-olho, os diversos tipos de ácaros, a resinose e o anel vermelho, além de outras ainda ausentes, mas que preocupam as autoridades sanitárias e inspiram atenção e prevenção, como o amarelecimento letal.

Para a pesquisadora Viviane Talamini, especialista em fitopatologia e chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Tabuleiros Costeiros, responsável técnica pela implementação do aplicativo, o SaniCoco chega como mais uma importante ferramenta de auxílio aos cocoicultores na prevenção e controle de pragas e doenças. 

“É parte importante da nossa missão disponibilizar ao setor produtivo os conhecimentos gerados pela pesquisa de forma cada vez mais acessível e eficaz, e as plataformas móveis são um importante canal nesse sentido”, destaca Talamini.

O SaniCoco é o segundo aplicativo móvel desenvolvido pela Embrapa Tabuleiros Costeiros para a cultura do coqueiro. Em 2022, também na Fenacoco, a Unidade da Embrapa, que detém o mandato nacional da pesquisa agrícola pública com coqueiro, lançou a versão móvel para Android do software FertOnline, que entrega ao usuário recomendações de adubação e calagem para o coqueiro a partir de dados de análises de solo e folhas.

Fenacoco
Como em edições anteriores, a Embrapa teve participação marcante na Fenacoco 2023, apresentando e lançando soluções tenológicas, publicações e diversos outros conteúdos relevantes para a cultura do coqueiro no Brasil.

O estande montado na feira teve a participação da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE), Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ) e Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), com a presença de gestores e equipes técnicas no espaço, interagindo de perto com o setor produtivo.

Promovida pelo Instituto ECoco, a Feira Nacional do Coco (Fenacoco) já teve nove edições realizadas, e foi criada para estudar, discutir e promover o fomento da cadeia produtiva do coco.

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

coqueiropragasfitossanidadedoencasandroidgoogleaplicativoapp