30/11/23 |

Embrapa celebra o Dia Mundial do Solo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arte: Eduardo Godoy

Arte: Eduardo Godoy -

A Embrapa Solos comemora o Dia Mundial do Solo de 2023 mostrando como esse recurso natural é fundamental para a saúde e o bem-estar da sociedade. Segurança alimentar será o tema principal do evento programado para o dia 5 de dezembro, das 10h às 12h, no auditório do centro de pesquisa, localizado no bairro Jardim Botânico, no Rio de Janeiro (RJ), com transmissão ao vivo pelo Google Meet. “Solo e água: fontes de vida” é o mote que a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) escolheu este ano para a data celebrada em todo o mundo.

A abertura do evento será feita pela chefe-geral da Embrapa Solos, Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin. A primeira palestra,  com o pesquisador da Unidade Daniel Pérez, discutirá como a segurança alimentar é fundamental para a defesa e a segurança nacional. 

Na sequência, a diretora do Instituto Comida do Amanhã, Francine Xavier, falará sobre segurança alimentar e políticas municipais no âmbito do projeto LUPPA, que tem a missão de apoiar cidades no alcance de sistemas alimentares saudáveis.

O evento marcará também a inauguração da Soloteca Humberto Gonçalves dos Santos, que homenageia um dos maiores cientistas do solo do Brasil, falecido em 2018 e que trabalhou na Embrapa Solos por mais de 40 anos.

De acordo com o chefe de P&D da Embrapa Solos, Silvio Bhering, a nova Soloteca tem capacidade para arquivar 50 mil amostras de solos em modernas estantes deslizantes. “Contamos atualmente com cerca de 4 mil perfis de referência, que foram coletados, catalogados e registrados desde os anos 1970, por meio das Reuniões de Classificação e Correlação de Solos (RCC) e outras missões de campo, que foram fundamentais para a elaboração do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS). A consulta desse material por pesquisadores da Embrapa e instituições parceiras fomentarão projetos e novos métodos com foco na química verde, a partir dos resultados analíticos e características morfológicas vinculados a cada perfil da coleção”, detalha.

O evento do Dia Mundial do Solo na Embrapa Solos é aberto a todos os interessados. Confira os detalhes abaixo e participe.
 

Programação

Dia Mundial do Solo

Terça-feira, 05/12/2023 - 10h às 12h

Auditório da Embrapa Solos (Rua Jardim Botânico, 1.024 – Rio de Janeiro/RJ)

Transmissão ao vivo pelo Google Meet: https://meet.google.com/pja-awvj-xup 

10h: Abertura do Evento - Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin, chefe-geral da Embrapa Solos

10h15: Palestra “Nexus segurança alimentar e defesa” - Daniel Pérez, pesquisador da Embrapa Solos

10h50: Palestra “Solo e água no centro da mesa – segurança alimentar e políticas municipais no projeto LUPPA” - Francine Xavier, diretora do Comida do Amanhã

11h25: Debate

11h45: Inauguração da Soloteca Humberto Gonçalves dos Santos

12h: Encerramento

Facilitação Gráfica durante o evento: Milena Pagliacci, artista plástica

Fernando Gregio (MTb 42.280/SP)
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

solosdia-mundial-do-soloevento