30/11/23 |   Comunicação

Atividade do Programa Embrapa & Escola contempla 306 alunos do ensino fundamental

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Claudia Sena

Claudia Sena -

Compartilhar informações sobre temas da ciência e mostrar como resultados de pesquisas científicas estão presentes no cotidiano. Com esse objetivo, o Programa Embrapa & Escola realizou um dia de atividades na Escola Estadual Luiza Batista de Souza, na quinta-feira (23 de novembro). A ação teve a participação de 306 alunos de Ensino Fundamental e encerra a agenda 2023 em instituições de ensino de Rio Branco.

Segundo a analista Claudia Sena, que coordena o Embrapa & Escola no Acre há mais de 20 anos, a interação com a comunidade escolar é sempre muito gratificante. Uma das coisas que mais chama a atenção é a admiração das crianças ao descobrirem que muitos produtos consumidos por elas são resultados do trabalho da Embrapa. “Essa aproximação com as escolas ajuda a mostrar a alunos, professores e gestores a importância das pesquisas realizadas pela empresa e instituições parceiras, na vida de cada um, tanto no aspecto da segurança alimentar quanto para o desenvolvimento País”, explica.

A atividade contemplou oito turmas de alunos no turno da manhã e sete turmas à tarde, do 1° ao 5° ano e contou com exibição do desenho animado 'Em busca das sementes roubadas', que aborda algumas tecnologias da Embrapa, e bate-papo sobre o trabalho realizado pela Empresa. Segundo a professora Simone da Silva Pinheiro, conhecer mais sobre ciência, tecnologias e agricultura pode ajudar os alunos a pensarem sobre possibilidades de formação no futuro. “Aproximar a escola desse espaço de pesquisa só traz resultados positivos. Esperamos poder vivenciar novas oportunidades de compartilhamento de conhecimentos e experiências com a Embrapa Acre e outras instituições de pesquisa do estado”, enfatiza.

Para Josué Azevedo da Silva, 11 anos, aluno do 4° ano, o maior aprendizado foi saber que a Embrapa trabalha para ajudar o agricultor a melhorar a produção de alimentos. “Muito bom saber que também existem tecnologias para proteger as plantas e o meio ambiente”, afirma.

Já a pequena Ana Lívia da Silva Moura, 9 anos, aluna da 3ª série, se surpreendeu com a possibilidade de se produzir frutas sem sementes, um dos aspectos abordados no desenho animado assistido ‘Em busca das sementes roubadas’. ”Também gostei muito de conhecer sobre o cupulate, feito com amêndoas de cupuaçu”, diz.

 

Sobre o Embrapa & Escola

O Programa Embrapa & Escola é uma iniciativa de divulgação científica, desenvolvida por Unidades da Embrapa, em parceria com escolas de Ensino Fundamental e Médio, nos diversos estados. Criado em 1997, desenvolve ações voltadas para alunos das redes pública e privada, com abordagens simples e lúdicas sobre temas relacionados à ciência. Esse trabalho envolve profissionais de diferentes áreas do conhecimento e acontece tanto no ambiente das escolas como na Embrapa e outros espaços que agregam o público estudantil como feiras de ciência e exposições.

Na Embrapa Acre o Programa é executado desde o ano 2000. A recepção de alunos na Unidade inclui visitas guiadas ao Campo Experimental, laboratórios e outros espaços propícios para aprendizagem, de acordo com a demanda de cada escola. As visitas escolares podem ser agendadas por e-mail (acre.eventos@embrapa.br), com antecedência mínima de 20 dias, de abril a outubro.

“O intuito é aproximar a pesquisa do público estudantil, proporcionar aprendizados e estimular nos jovens o interesse pelo conhecimento científico. Além disso, buscamos mostrar a necessidade de preservar o meio ambiente e incentivar práticas sustentáveis no cotidiano. Esse trabalho, feito a muitas mãos, gera benefícios mútuos, com novas percepções e conhecimentos tanto para alunos e professores que acompanham as turmas, como para os profissionais que conduzem as atividades”, explica a analista Suely Melo, que também coordena as ações do Embrapa & Escola no Acre.

 

Ação na Terra Indígena Puyanawa

Este ano, o Programa Embrapa & Escola já contemplou 1.474 alunos de oito escolas urbanas e rurais do Acre. Na primeira quinzena de dezembro será realizada atividade na Terra Indígena Puyanawa, no município de Mâncio Lima, região do Juruá, para entrega de exemplares do jogo educativo Vila da Farinha, desenvolvido pela Embrapa. A ação tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

A produção de farinha de mandioca é a principal fonte de produtores familiares do Juruá, inclusive em comunidades indígenas. No mês de setembro, 20 escolas rurais de Cruzeiro do Sul receberam o jogo Vila da Farinha, que também será disponibilizado para a escola da Terra Indígena Puyanawa. De caráter lúdico, a ferramenta poderá ser utilizada pelos professores, como material didático em tarefas escolares, e possibilitar que os estudantes aprendam brincando sobre os cuidados necessários nas diferentes etapas do processo de produção desse alimento tradicional na mesa dos acreanos e apreciado também em outras localidades do País.

Diva Gonçalves (Mtb-0148/AC)
Embrapa Acre

Contatos para a imprensa

Telefone: 68 3212-3250

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

divulgacao-cientificapopularizacao-da-cienciaembrapa-e-escola