01/12/23 |   Comunicação  Transferência de Tecnologia

Tecnologias da Embrapa em destaque na 72ª Expoapi

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Fernando Sinimbu

Fernando Sinimbu - As plantas apícolas da região serão destaques também na

As plantas apícolas da região serão destaques também na "vitrine" tecnológica da Unidade

Com uma “vitrine” reunindo tecnologias e sistemas de produção, a Embrapa Meio-Norte será um dos destaques da 72ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi). O evento começa neste domingo 3, e vai até o dia 10 deste mês, no Parque de Exposições “Dirceu Arcoverde”, no povoado Santa Luzia, na BR 343, a 14,5 quilômetros do centro de Teresina.

A “vitrine” tecnológica está instalada no pavilhão das instituições federais (Ministério da Agricultura e Abastecimento, Embrapa e Conab), que tem 500 metros quadrados, com o Sisteminha UFU/Fapemig, girassol, feijão-caupi, amendoim, arroz, flores apícolas, plantas alimentícias não convencionais, gergelim, consórcio milho-gramíneas, leguminosas e forrageiras.

O Sisteminha UFU/Fapemig consiste num tanque de piscicultura de construção artesanal, um galinheiro, uma minhocaria, hidroponia, um abrigo de compostagem e uma horta periférica. O aquário tem capacidade para 5 mil litros e funciona com sistema de recirculação de água.  

Um estande com a participação de pesquisadores e analistas para atendimento ao público funcionará durante todo o evento. Nele, com realidade virtual, o visitante pode conhecer tecnologias com feijão-de-corda (feijão-caupi), sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, avicultura caipira, apicultura e meliponicultura, ovinocultura, caprinocultura, forrageiras, além do sisteminha.

A 72ª Expoapi, que é uma realização do Governo do Piauí, terá dezenas de estandes, exposição e leilões de animais e shows com músicos regionais. A organização do evento prevê que sejam movimentados durante os oito dias cerca de R$ 40 milhões. É previsto um público de cerca de 300 mil pessoas de todo o Nordeste.

Fernando Sinimbu (654 MTb/PI)
Embrapa Meio-Norte

Contatos para a imprensa

Telefone: 86 3198-0500

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

sisteminha-embrapacienciatecnologiainovacao72-expoapi