01/12/23 |   Biotecnologia e biossegurança  Segurança alimentar, nutrição e saúde

Parasitologista da Embrapa a bordo de expedição fluvial pelo Pantanal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação - Leandro Higa, Renato Andreotti e Marcos Valério embarcados e a serviço da saúde única

Leandro Higa, Renato Andreotti e Marcos Valério embarcados e a serviço da saúde única

Os navios “Tenente Maximiano”, “Potengí” e “Paraguassu”, da Marinha do Brasil, estão há dez dias navegando pelo rio Paraguai, entre as cidades de Ladário e Porto Murtinho, pantanal sul-mato-grossense. Além da tripulação, pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais estão a bordo da flotilha, entre eles, o parasitologista da Embrapa (Campo Grande-MS), Renato Andreotti. 

A missão é parte do Projeto Navio (Navegando para Vigilância Viral em Lugares Longínquos) que estuda e monitora a saúde das populações ribeirinhas e as mudanças climáticas e seus respectivos impactos na saúde única, analisando patógenos com impacto na saúde humana, animal e ambiental. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), Marinha do Brasil e Fundação Oswaldo Cruz de Minas Gerais (Fiocruz Minas) e foi idealizada pelo pesquisador da Fiocruz Minas, Luiz Alcântara. 

No caso da saúde animal, a Embrapa, por meio da Embrapa Gado de Corte, contribui com a identificação de carrapatos e agentes potencialmente transmissíveis. Andreotti explica que as doenças transmitidas por esses parasitas são de importância também para as cadeias produtivas do agro, “que precisa produzir produtos com qualidade, saudáveis e com sustentabilidade. O conhecimento das espécies de carrapatos e agentes transmissíveis remete a novas formas de controle apoiando a qualidade de vida no Pantanal e região”.

Ao lado dos biólogos e bolsistas DCR do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Marcos Valerio Garcia e Leandro Higa, o médico-veterinário espera incrementar os estudos conduzidos na Unidade da Embrapa, com o viés cada vez maior na saúde única. As infestações do carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus geram perdas consideráveis à produção de carne bovina, sendo um dos principais desafios para a pecuária de corte em regiões tropicais e subtropicais. 

Ações educativas também são atividades dos pesquisadores durante a expedição. Por exemplo, este ano, casos de febre maculosa (FMB) foram identificados no País. O agente da FMB é a bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida pelo carrapato estrela (Amblyomma sculptum). O patógeno exige medidas de saúde pública e tem nas capivaras, gambás, cavalos, cães e bovinos, seus principais hospedeiros. Há dez anos, a equipe de Renato Andreotti detectou o agente causador, por meio de diagnóstico molecular, em Mato Grosso do Sul e hoje eles realizam um trabalho de sensibilização pelas escolas públicas de Campo Grande e interior do Estado. 

Projeto Navio - A iniciativa tem duração de cinco anos e, em fevereiro, do próximo ano, a frota chega a Cáceres (MT). O projeto conta com o apoio da Embrapa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), SES-MT, Laboratório Central (LACEN) de MS, MT, MG e PR, universidades federais de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Ouro Preto, Universidades Estaduais do MS e de Feira de Santana da Bahia, OPAS-OMS, Ministério da Saúde, LOCCUS, Biomanguinhos, IBMP, prefeituras de Ladário, Corumbá e Porto Murtinh,  Instituto Erasmus de Roterdan da Holanda, Universidade de Stellenbosch da África do Sul e Universidade de Sidney da Austrália.

Assessoria Embrapa, SES e Marinha do Brasil (.)
Embrapa Gado de Corte

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 67 3368-2144

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

carrapatosparasitaspantanalsaude-unicario-paraguaiexpedicao