04/12/23 |   Transferência de Tecnologia

Experiências turísticas em comunidades nordestinas são apresentadas na Ruraltur

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Elias Rodrigues

Elias Rodrigues - Objetivo é compartilhar ações que estão sendo desenvolvidas pelas comunidades para resgatar e valorizar conhecimentos e práticas tradicionais

Objetivo é compartilhar ações que estão sendo desenvolvidas pelas comunidades para resgatar e valorizar conhecimentos e práticas tradicionais

Experiências turísticas promovidas em parceria com a Embrapa por comunidades de Alagoas, Sergipe e Pernambuco serão apresentadas durante a 19ª Ruraltur, feira de turismo rural do Brasil, que ocorre de 12 e 14 de dezembro, em Campo Grande (MS). O evento é uma iniciativa do Sebrae e do Sistema Famasul, por meio do Senar MS, com apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur).

O painel O Papel das Lideranças para o Desenvolvimento do Turismo Rural terá a presença da diretora da Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa do Estado de Alagoas (Coopcam), Salete Barbosa, de Palmeira dos Índios (AL). Outro painel que integra a feira, Comunidades no Turismo Rural, contará com a participação de Ana Paula Ferreira da Silva, presidente da Associação Pegadas na Caatinga e representante do Assentamento Nova Esperança, em Olho d’Água do Casado (AL).

O objetivo é compartilhar as ações que estão sendo desenvolvidas pelas comunidades para resgatar e valorizar conhecimentos e práticas tradicionais, além de estimular o desenvolvimento de novos negócios e promover a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Entre as atividades estão as inseridas no projeto de inovação social Paisagens Alimentares, coordenado pela Embrapa Alimentos e Territórios (Maceió, AL), em parceria com a Lab Turismo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

De acordo com a organização da Ruraltur, haverá mais de 250 expositores locais e de outros sete estados do País, além de rodada de negócios, atrações culturais e palestras para troca de experiências. O foco do evento é atrair empresários e produtores rurais de atividades econômicas vinculadas ao turismo rural ou produção associada, gestores públicos e consumidores, além da população em geral.

A participação no evento é gratuita e as inscrições estão disponíveis no site da feira. Com a temática Isto é Mato Grosso do Sul, a Ruraltur busca, ainda, integrar o turismo rural à vida cotidiana no campo. Por meio da disseminação de conhecimentos técnicos, incentiva o desenvolvimento do agronegócio também do ponto de vista turístico e a inclusão de mais comunidades nessa atividade, de forma organizada e cooperada.

“Além da geração de renda extra para os empreendedores rurais, a atividade permite a integração entre homens e mulheres do campo junto ao meio ambiente, a valorização dos produtos locais e a atração de investimentos em infraestrutura para as regiões onde se desenvolve. Por isso a importância de fortalecermos o turismo rural”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae MS e do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.

Com informações do Sebrae.

Nadir Rodrigues (MTb 26.948/SP)
Embrapa Alimentos e Territórios

Contatos para a imprensa

Telefone: (82) 3512-2140

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

paisagens-alimentaresturismoeventoturismodebasecomunitariafeira