04/12/23 |   Produção animal  Transferência de Tecnologia

Técnicos do Senar/CE têm capacitação sobre tecnologias em sanidade e nutrição animal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: José Rodolfo Neto

José Rodolfo Neto - Técnicos do Senar/CE, em treinamento sobre controle de verminose, no labotatório da Embrapa Caprinos e Ovinos

Técnicos do Senar/CE, em treinamento sobre controle de verminose, no labotatório da Embrapa Caprinos e Ovinos

Um grupo de 31 técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do Ceará participou, nos dias 28 e 29 de novembro, de treinamentos sobre controle integrado de verminose e mineralização para alimentação de rebanhos na Embrapa Caprinos e Ovinos. As capacitações foram as primeiras de um acordo de cooperação entre Embrapa e Senar/Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), que prevê outros 10 eventos de capacitação de técnicos e um intercâmbio de informações para dados de pesquisa e inteligência territorial sobre caprinocultura e ovinocultura no estado.

Para este primeiro treinamento em modo presencial, foram priorizados temas para os quais extensionistas e produtores devem ficar atentos, no momento de início de período chuvoso. Os cursos foram ministrados com módulos teóricos e atividades práticas em campo experimental e laboratórios da Embrapa Caprinos e Ovinos ao longo dos dois dias. 

Os extensionistas participantes, com atuação em diferentes regiões do Ceará, consideraram as capacitações um momento de agregar novos conhecimentos e levar informações para produtores rurais em todo o estado.

“Apesar de já possuir conhecimento prévio, as informações transmitidas e as práticas realizadas não se limitaram a mais uma capacitação: elas são uma ponte para transferir a ciência e tecnologia para a realidade em cada campo, além de fortalecer a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura nos municípios e no estado. Esse foi um primeiro passo”, avaliou a zootecnista Jaqueline Rodrigues, que atua em Mauriti, na região do Cariri cearense.

A também zootecnista Thais Ferro, que atua em Nova Russas, na região do Vale do Jaguaribe, afirmou que os cursos contribuíram para a construção de novos métodos de trabalho e para a abordagem ao produtor. “Agregar conhecimento para difundir tecnologias no campo tornou-se uma ferramenta indispensável para técnicos que estão na lida diária em propriedades rurais”, ressaltou ela.

Já o técnico Jorge França, que atua na região do sertão de Crateús, destacou a metodologia usada nos cursos. “Foi muito interessante, proveitoso, com carga horária muito boa e profissionais capacitados para prestar a capacitação aos técnicos. As orientações serão de grande valia para atuarmos junto aos nossos produtores”, disse ele.

De acordo com Ana Clara Cavalcante, chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, a parceria com o sistema FAEC/Senar é muito importante, em função da capilaridade que os técnicos têm para fazer com que soluções tecnológicas cheguem aos beneficiários em todo o estado. “Com esses profissionais atuando e trazendo feedback sobre as tecnologias, será possível criar uma rede que integre pesquisa e assistência técnica. Esperamos manter essa parceria por longo prazo”, frisou ela.

A cooperação com o sistema FAEC/Senar prevê, além dos dois cursos realizados nesta última semana, outros sete treinamentos presenciais, duas capacitações em EAD e um dia de campo para os técnicos participantes.

Os extensionistas também vão colaborar com dados de pesquisa para a Embrapa, trazendo indicadores produtivos e financeiros, levantados em visitas a produtores rurais, para elaboração de análises socioeconômicas elaboradas em conjunto entre as instituições, a serem disponibilizadas no Centro de Inteligência e Mercado de Ovinos e Caprinos (CIM).

Embrapa Caprinos e Ovinos

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cursos-e-eventostransferencia-de-tecnologia