04/12/23 |

Embrapa realiza live sobre o açaí no Instagram

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O perfil da Embrapa no Instagram transmite hoje (4) à tarde a live “Açaí: da floresta para a cidade”, às 17h (horário de Brasília). O engenheiro florestal José Antônio Leite, analista da Embrapa Amazônia Oriental, conversa com a nutricionista Stefânia Costa e com o empresário Nazareno Alves.

Assista aqui: Embrapa no Instagram

Nos últimos cinco anos, a produção de açaí cresceu quase 70% no Brasil e está concentrada majoritariamente na Região Norte. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região produziu 1 milhão e 690 mil toneladas de açaí em 2022, quase a totalidade da produção nacional, que foi de 1 milhão e 700 mil toneladas. 

Quase todo o açaí consumido no Brasil vem das florestas de várzea. Mas o que é uma floresta de várzea? Qual o impacto da extração do açaí nesse ambiente? Como ele é manejado para termos um produto final de qualidade e com mínimo impacto na biodiversidade da floresta? Como a pesquisa e tecnologias geradas pela Embrapa contribuem para isso?

Na live, os convidados vão abordar esses e outros temas, como qualidade do fruto, alimentação, sustentabilidade e tendências de mercado. Participe!

Embrapa Amazônia Oriental

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/