04/12/23 |   Gestão ambiental e territorial

Secretaria da Fazenda do Maranhão ganha prêmio do Tesouro Nacional por sistema de monitoramento desenvolvido pela Visiona e Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Sistema de Fiscalização e Monitoramento do Agronegócio e da Vegetação Nativa (SIFMA) desenvolvido pela Visiona em parceria com a Embrapa Agricultura Digital para a Secretaria da Fazenda do Estado do Maranhão foi coroado com o primeiro lugar na categoria Soluções em Gestão Fiscal no Prêmio do Tesouro Nacional de Finanças Públicas 2023. O resultado da premiação foi divulgado em 24 de novembro.

O sistema está inovando a forma como o estado aborda a fiscalização tributária e o monitoramento ambiental na produção local de grãos ao promover o acompanhamento e a rastreabilidade da produção agrícola, realizar avaliações socioambientais de propriedades rurais e monitorar a vegetação nativa em todo o território maranhense.

"O crescente interesse por parte de diversos fiscos estaduais pelo SIFMA é indicativo da eficácia do sistema no contexto da fiscalização agrícola. A integração da tributação com os aspectos socioambientais, característica fundamental do SIFMA, permite aumentar a eficiência na arrecadação ao mesmo tempo que reforça o compromisso com a preservação ambiental e a promoção de práticas agrícolas sustentáveis no estado”, afirma Gustavo Victorio, auditor fiscal do estado e líder do projeto.

O sistema, que contou com o apoio do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID), utiliza tecnologias de sensoriamento remoto orbital de última geração e modelos de previsão de safra desenvolvidos especificamente para as condições do estado pela Embrapa e Visiona. “O SIFMA é capaz de realizar projeções de safra com alta acuidade, algo fundamental para uma ferramenta desta natureza”, ressalta Stanley Oliveira, chefe-geral da Embrapa Agricultura Digital.

“A solução tecnológica desenvolvida com a incorporação de dados espectrais ao modelo agrometeorológico da API Agritec, da Embrapa, está trazendo maior assertividade nas previsões de produtividade das culturas agrícolas da soja e do milho no Maranhão”, explica o pesquisador João Antunes, gestor técnico da parceria. No momento, estão sendo utilizadas imagens públicas de satélites americanos e europeus, mas, de acordo o pesquisador Santiago Cuadra, da Embrapa Agricultura Digital, futuramente os dados obtidos pelo nanossatélite VCUB1, da Visiona, poderão ser incorporados ao modelo, chegando ao nível da propriedade rural.

Segundo João Paulo Campos, presidente da Visiona, o projeto deve colocar o Maranhão na vanguarda do uso de satélites para a gestão fiscal e para a promoção de práticas agrícolas sustentáveis: "Após concluir a primeira fase do projeto mais voltada à gestão fiscal, a Visiona deverá entregar em breve o módulo do sistema para monitoramento das florestas nativas do estado e as equipes já trabalham nas suas próximas evoluções. O SIFMA promete uma revolução na gestão do agronegócio do estado”.

 

Sobre a Visiona

Criada em 2012, a Visiona Tecnologia Espacial é uma joint-venture entre a Embraer Defesa & Segurança e a Telebras. Voltada para a integração de sistemas espaciais e à prestação de serviços baseados em satélites, a companhia atende aos objetivos do Programa Espacial Brasileiro e a demandas de mercado.

A Visiona foi a responsável pelo Programa do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, o SGDC, lançado em 2017. Em 2023, a empresa lançou o VCUB1, o primeiro nanossatélite de observação da Terra e coleta de dados projetado por uma empresa no Brasil. Atualmente a Visiona lidera o projeto do satélite de observação da Terra de altíssima resolução, com ampla participação de empresas e ICTs brasileiras.

A empresa também fornece produtos e serviços de sensoriamento remoto e telecomunicações por satélite, bem como aerolevantamento SAR nas Bandas X e P, sempre buscando a vanguarda tecnológica. Nesse mercado, a Visiona já realizou mais de 100 projetos em diversos setores como o de agricultura, óleo e gás, serviços financeiros, utilidades, meio ambiente e defesa.

 

 

Visiona Tecnologia Espacial

Graziella Galinari (MTb 3863/PR)
Embrapa Agricultura Digital

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

monitoramento