05/12/23 |

Mandioca e Pecuária são temas do workshop Cadeias Produtivas no Amazonas durante Expoagro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: divulgação

divulgação -

A cultura da mandioca e a produção pecuária são os temas a serem discutidos no  workshop "Cadeias Produtivas no Amazonas" que ocorre no período de 6 a 8 de dezembro, dentro da programação da 45ª Expoagro, reunindo produtores, técnicos, pesquisadores e diversos segmentos envolvidos nessas cadeias produtivas.

O workshop é realizado em parceria pela Embrapa Amazônia Ocidental e a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), com objetivo de prospectar demandas para ações de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e subsidiar políticas públicas.

A série de eventos do workshop "Cadeias Produtivas no Amazonas" contempla 11 cadeias produtivas escolhidas como prioritárias no Estado. Nos eventos também são apresentadas aos empreendedores rurais novas tecnologias e sistemas de produção inovadores desenvolvidos pela Embrapa, assim como são realizadas ações que aproximam produtores aos outros elos da cadeia produtiva, como  agroindústrias, comerciantes e investidores.

Nos dias 6 e 7 de dezembro, as palestras, debates técnicos e dinâmicas de prospecção acontecem de 7h30 às 17h , no auditório da Expoagro, no Parque de Exposição Multiuso Dr. Eurípides Ferreira Lins, localizado no Km2, da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista).

Na quarta-feira, dia 6/12, a programação do workshop é voltada para a cadeia produtiva da mandioca. E na quinta-feira, dia 7/12, inicia a programação voltada para a cadeia da pecuária sustentável.  

Na abertura de cada workshop será feita a apresentação das principais linhas de pesquisa da Embrapa Amazônia Ocidental pela pesquisadora Kátia Emídio da Silva, chefe-adjunta de P&D. A programação segue com apresentação de tecnologias disponíveis para cada segmento e experiências de sucesso. 

No período da tarde, equipe do Instituto Acariquara apresenta e conduz a “Metodologia da promoção da cadeia de valor”, visando prospectar demandas e construir uma proposta de atuação para cada cadeia produtiva. No dia seguinte às discussões de cada tema, os participantes realizam visitas técnicas em propriedades rurais onde são demonstradas experiências com o sistema de produção.

 

Mandioca

Na programação do dia 6/12, pela manhã, e os pesquisadores João Ferdinando Barreto e José Olenilson Pinheiro, da Embrapa, apresentam as Tecnologias Embrapa para a Cadeia Produtiva da Mandioca. O pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Ferdinando Barreto, informa que a mandioca é a principal cultura do Amazonas, estado que ocupa segunda posição como produtor na região Norte. No entanto, os índices de produtividade continuam baixos, embora haja possibilidade de melhorias com uso de tecnologias e oportunidades de mercado para os produtores.

No momento “Experiências de Sucesso” o produtor rural Eduardo Castelo apresenta sua experiência com cultivo de mandioca em Rio Preto da Eva. No dia seguinte, 7/12, a programação voltada para cultura da mandioca continua com Visita Técnica, que será realizada no Sítio São Francisco de Canindé, no município de Rio Preto da Eva.

 

Pecuária sustentável

No dia 7 pela manhã, no auditório da Expoagro, inicia-se a programação do workshop voltada para a Pecuária Sustentável. Luiz Antônio de Araújo, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Amazõnia Ocidental,  apresenta as tecnologias Embrapa para a cadeia produtiva. Em seguida o pesquisador Jeferson Macêdo vai expor um panorama da produção pecuária no Amazonas, qual o estado atual, limitações do segmento produtivo e desafios futuros.

Também vai expor sobre tecnologias disponíveis para amenizar as limitações do segmento produtivo e os resultados preliminares das ações de pesquisa e transferência de tecnologias da Embrapa para a cadeia produtiva da pecuária no Amazonas. Nas experiências de sucesso, o produtor José Mário Rezende, da Amazonat, e o pecuarista Guilherme Pessoa, fazem suas apresentações. A visita técnica na programação da Pecuária Sustentável será dia 8/12 na Fazenda São José em Balbina, município de Presidente Figueiredo.

 

Sobre o workshop

O workshop "Cadeias Produtivas no Amazonas" iniciou-se em maio de 2023, discutindo as cadeias da banana e cupuaçu, e nos meses seguintes as cadeias produtivas da castanha, do açaí, abacaxi, piscicultura, citros e guaraná. Neste mês aborda mandioca e pecuária. A olericultura será o próximo tema, completando 11 cadeias.

Além da Embrapa e Sepror, participam da ação as unidades vinculadas ao sistema Sepror: Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf).

Síglia Souza (Mtb66/AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 33037852

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

mandiocaamazonaspecuaria-sustentaveleventocadeias-produtivas