06/12/23 |

Embrapa recebe Prêmio Capes Elsevier como reconhecimento ao cumprimento do ODS 16

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Demarco - CGCOM/CAPES)

Demarco - CGCOM/CAPES) - A premiação fez parte da celebração de 23 anos do Portal de Periódicos da Capes

A premiação fez parte da celebração de 23 anos do Portal de Periódicos da Capes

A Embrapa foi uma das 13 instituições de pesquisa e ensino agraciadas com o Prêmio Capes Elsevier pelo cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16, “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”. Esse é um dos 17 ODS propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) aos seus países membros, em 2015, como uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos (Agenda 2030). Trata-se de um esforço conjunto, de países, empresas, instituições e sociedade civil, que busca assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros desafios atuais.

A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, recebeu o prêmio das mãos da presidente da presidente da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Mercedes Bustamante; do diretor de Programas e Bolsas, Laerte Ferreira; do diretor Regional de Vendas da Elsevier na América Latina, Ezequiel Farré; e da gerente de Contas da Elsevier Brasil, Ana Luísa Maia.

Antes de iniciar a entrega dos prêmios, a presidente da Capes pediu uma salva de palmas à presidente da Embrapa, por ser a primeira mulher a assumir esse cargo em 50 anos.

Massruhá disse que é uma honra para a Embrapa, no ano em que completa 50 anos, ser agraciada com o Prêmio Capes Elsevier 2023 na categoria do ODS 16, que trata de paz, justiça e instituições eficazes. “O prêmio representa a coroação da robusta produção científica da Embrapa, que conta com a contribuição fundamental de nossos quase 8.000 colaboradores, a quem agradeço em primeiro lugar”, pontuou. Falou ainda que como instituição de ciência, a Empresa acredita que a produção de alimentos alinhada à geração de inovação sustentável no campo contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “O prêmio nos estimula a seguir neste caminho e ir além”, concluiu.

Parceria Capes e Elsevier estimula a produção científica no Brasil

Bustamante e Farré destacaram a importância da parceria entre a Capes e a Elsevier em prol da produção científica no País. A cooperação fortaleceu o Portal de Periódicos Capes, que se se consolidou como instrumento fundamental para as atividades de ensino e pesquisa no Brasil por disponibilizar acervo científico digital atualizado e com alto fator de impacto. Segundo o representante da editora holandesa na América Latina, esse repositório é hoje um dos mais importantes das Américas.

O diretor do Programa de Bolsas da Capes classifica os acordos firmados com grandes editoras, como a Elsevier e a Scielo, como transformadores e cruciais para pavimentar o caminho da ciência aberta no Brasil. “Essas iniciativas facilitam o acesso dos nossos pesquisadores a revistas de suas escolhas”, pontuou.

Leia mais em: CAPES celebra 23 anos do Portal de Periódicos

A metodologia

A gerente de Contas da Elsevier Brasil apresentou a metodologia utilizada para a concessão do prêmio. A base de dados utilizada foi a Scival, ferramenta de avaliação científica e de métricas, que conta com mais de 24 mil instituições, 230 países e cerca de 17 milhões de pesquisadores. Além disso, abrange 96 mil tópicos de proeminência, mais de 27.900 revistas e aproximadamente 300 trilhões de métricas calculadas. Todos esses dados são atualizados semanalmente.

Segundo Maia, a metodologia avaliou as instituições com mais 2 mil publicações no período de 2018 a 2022.Os dados foram exportados de acordo com a atualização do dia 25 de outubro de 2023.

As instituições selecionadas estão entre as 100 melhores dentro cada ODS pela quantidade de documentos publicados no período escolhido.

As vencedoras foram escolhidas a partir do indicador que analisa a porcentagem entre as publicações entre as 10% mais citadas em cada ODS (Outputs in Top 10% Citation Percentiles (%)), extraído da Scival Elsevier.

As categorias consideraram 16 ODS:

1 – Erradicação da pobreza

2- Fome zero e agricultura sustentável

3 – Saúde e bem-estar

4 – Educação de qualidade

5 – Igualdade de gênero

6 – Água potável e saneamento

7 - Energia limpa e acessível

8 - Trabalho decente e crescimento econômico

9 - Indústria, inovação e infraestrutura

10 - Redução das desigualdades

11 - Cidades e comunidades sustentáveis

12 - Consumo e produção responsáveis

13 - Ação contra a mudança global do clima

14 - Vida na água

15 - Vida terrestre

16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes

 

As premiadas

1 – Embrapa (ODS 16)

2 – Fundação Getúlio Vargas – FGV (ODS 3)

3 – Hospital Israelita Albert Einstein (ODS 4)

4 – Instituto de Pesquisa da Amazônia – Inpa (ODS 7)

5 – Instituto Nacional de Pesquisa Espacial – Inpe (ODS 2, 8 e 15)

6- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ (ODS 12)

7- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS (ODS 11)

8 – Universidade Federal de Ciências de Saúde de Porto Alegre - UFCSPA (ODS10)

9 – Universidade Federal de Goiás – UFG (ODS 14)

10 – Universidade Federal de Itajubá – Unifei (ODS 13)

11 – Universidade Federal de Ouro Preto – Ufop (ODS 5)

12 – Universidade Federal de Santa Maria (ODS 1)

13 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (ODS 6 e 9)

Houve ainda uma menção honrosa à Universidade Federal de Sergipe – UFS, única universidade pública do estado, pelos esforços empreendidos em seis ODS: 1, 3, 5, 10, 12 e 16.

Fernanda Diniz (MtB 4685/DF)
Superintendência de Comunicação (Sucom)

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448-4364

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/