06/12/23 |   Agricultura familiar

Embrapa participa da 1ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Nos próximos dias 7, 8 e 9 de dezembro, na Lagoa da Jansen, em São Luís/MA, o Governo do Maranhão, por iniciativa do Sistema da Agricultura Familiar-SAF vai realizar a 1ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (FEMAF). A Embrapa particilpará com palestras técnicas, roda de conversa, exposição de produtos alimentícios do babaçu desenvolvidos em parceira com quebradeiras de coco, mostra presencial e virtual de tecnologias e o laboratório móvel de fertilidade dos solos – o Fertmóvel.

O evento pioneiro tem como objetivo central promover o fortalecimento da agricultura familiar, destacando inovações tecnológicas e iniciativas dos produtores rurais, além de evidenciar as riquezas e potencialidades territoriais que impulsionam a melhoria socioeconômica dos agricultores familiares e a sustentabilidade da produção no Maranhão. A abertura oficial da FEMAF será no dia 7, às 17h.

As palestras dos especialistas da Embrapa serão realizadas no Espaço Conhecimento e vão abarcar temas variados relacionados à agricultura familiar:

Dia 7 de dezembro - “Manejo e conservação do solo em áreas de cultivos agrícolas”, pelo pesquisador João Henrique Zonta, da Embrapa Algodão, das 8h às 9h; “Produção e conservação de sementes de uso próprio”, com o analista João Batista Zonta, das 9h às 10h; e “Desafios e oportunidades para a agricultura familiar na produção de pequenos ruminantes”, com o pesquisador Marco Bomfim, chefe geral da Embrapa Cocais, das 10h às 11h.

Dia 8 de dezembro – “A importância da transferência de tecnologia na agricultura familiar”, com o pesquisador José de Ribamar Veloso, da Embrapa Cocais, das 11h às 12h.

Haverá ainda Roda de conversa "Design de redes de transformação social" com o designer, pesquisador e professor do curso de Designer da Universidade Federal do Maranhão, Delano Rodrigues, e a coordenadora-geral da Feira MA Preta, Ana Rosa Silva Vodunsi Agonjaí do Ilê Ashé Sogbó. A Roda de conversa teve a coordenação do chefe-adjunto de administração, Allyson Veras, 

Dia 9 de dezembro - “Alternativas para diversificação da agricultura familiar de base agroecológica” e “Sistema de produção de hortaliças em pequenos espaços”, das 10h às 11h, ministradas, respectivamente, pelo analista Carlos Eugênio Vitoriano Lopes e pelo técnico José Beserra Júnior, ambos da Embrapa Cocais.

O Painel: ”Inovação, tecnologia e negócios de impacto social com o babaçu” terá a coordenação pesquisadora Guilhermina Cayres, chefe-adjunta de transferência de tecnologia, das 11h às 12h.

 

Tecnologias

A ferramenta para quebra do coco babaçu, em fase de validação, poderá ser conferida no estande da Embrapa Cocais. O protótipo foi construído em parceria com as quebradeiras. A ferramenta de quebra do coco é parte de uma estação de trabalho, de uso individual, acionado manualmente e de baixo custo. A inovação  não descaracteriza a essência artesanal do extrativismo e possibilita o processamento e aproveitamento integral do coco.

Estará presente também a tecnologia da Embrapa Solos e parceiros, o Fertmóvel, um laboratório móvel de fertilidade de solos que opera dentro de um furgão de 14 metros cúbicos. O objetivo é facilitar o acesso de produtores rurais a análises de solos de suas propriedades.

O laboratório é equipado para entregar uma análise de solo completa de fertilidade de rotina (pH, alumínio e alumínio + hidrogênio, cálcio/magnésio, sódio/potássio e fósforo) ao cliente num prazo máximo de 15 dias, com emissão de laudos técnicos com a recomendação de adubação e calagem de áreas produtivas dos agricultores.

A Embrapa Cocais também participara do 1º Concurso da Melhor Farinha D'água do Maranhão. O pesquisador José de Ribamar Costa Veloso fará parte do corpo de jurados composto por especialistas renomados nas áreas de agronomia, gastronomia e cultura popular e ainda órgãos estaduais especializados para avaliar as farinhas concorrentes. Os prêmios incluem valores em dinheiro e troféus. Um dos objetivos da iniciativa é incentivar as técnicas tradicionais de fabricação artesanal do produto.

Programação da feira e inscrições - A programação oficial completa da 1ª FEMAF pode ser acessada no link: https://femaf.org/programacao/. .As inscrições para participar das atividades no Espaço do Conhecimento e no Espaço Gastronômico estão abertas. Os interessados podem se inscrever através do link: https://femaf.org/pagina-de-inscricao/.

Flávia Bessa (MTb 4469/DF)
Embrapa Cocais

Contatos para a imprensa

Telefone: 98 3878-2241

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

evento