07/12/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa busca parceiros para desenvolvimento de soluções para coco e citros

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Saulo Coelho Nunes

Saulo Coelho Nunes -

A Embrapa publicou edital de inovação aberta para atrair organizações parceiras no desenvolvimento conjunto de soluções tecnológicas voltadas às cadeias produtivas do coco e citros. A chamada tem como foco atrair empresas, associações e cooperativas de produtores rurais e demais agentes do setor produtivo, e a Embrapa Agrobiologia é uma das Unidades integrantes do edital, tendo desenvolvido como ativo para parceria um acelerador biológico para compostagem de resíduos de coco. Acesse aqui o edital. 

De acordo com o pesquisador Luís Henrique Soares, à frente do ativo na Unidade, o objetivo foi desenvolver um produto capaz de acelerar a compostagem de resíduos de coco, a partir do uso de microrganismos eficientes capazes de degradar lignina, celulose e lignocelulose, principais componentes da fibra de coco, evitando ainda a necessidade de tratamento químico prévio, de modo que possa ser uma solução usada também na produção orgânica ou agroecológica.

“O trabalho começou com a busca de microrganismos em áreas específicas de agroindústria em que existia a decomposição da fibra de coco. Fizemos uma triagem e identificamos onze estirpes de cinco gêneros de microrganismos com bastante potencial para a ação. Depois de uma série de testes, chegamos a uma formulação contendo duas estirpes de microrganismos altamente eficientes”, conta o pesquisador.

O produto, hoje, está em fase de protótipo, e o que se espera é uma parceria para desenvolvê-lo e fazer mais testes em campo para verificar a utilização em larga escala. “É um ativo que elimina a necessidade de um pré-tratamento químico e que oferece a oportunidade de trabalhar com microrganismos desenvolvidos com tecnologia Embrapa, com controle de origem e qualidade”, destaca.

Todos os ativos disponíveis no edital de inovação aberta foram apresentados em live realizada no último dia 6, no canal da Embrapa no YouTube. O formato das parcerias é regulamentado por meio dos mecanismos de inovação aberta previstos no Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei 13.243/2016Decreto nº 9.283, de 7/02/2018). A data final para submissão de propostas é 31 de janeiro de 2024.

As propostas selecionadas e aprovadas serão divulgadas em 8 de março, e os projetos elaborados terão um período de execução de cinco anos, com aporte financeiro e não financeiro por parte das Unidades envolvidas e dos parceiros externos. 

Liliane Bello (MTb 01766/GO)
Embrapa Agrobiologia

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

negocios