07/12/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Rede Lusófona de Microbiologia é formalmente constituída

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Rede Lusófona de Microbiologia, da qual a Embrapa Agrobiologia faz parte, foi formalmente constituída no último dia 30, com a assinatura na Universidade de Coimbra, em Portugal. A Rede, que será coordenada nos primeiros cinco anos de funcionamento por essa Universidade, reúne instituições de ensino superior e pesquisa de países e regiões de língua oficial portuguesa.

São objetivos da Rede o desenvolvimento de pesquisas e apoio à formação e serviço técnico sobre estudo, preservação e bioprospecção de recursos microbiológicos, a partir da promoção do desenvolvimento de coleções de cultura de microrganismos e da colaboração com laboratórios e centros de pesquisa com forte ligação ao estudo da biodiversidade microbiana.

“A microbiologia é o futuro e vai contribuir para resolver muitos dos problemas do desenvolvimento sustentável. O nosso objetivo é partilhar boas práticas, conhecimento e formação. E, com isso, conseguirmos construir coleções de cultura em rede, que preservem a diversidade e nos sirvam de suporte ao desenvolvimento da microbiologia em cada um dos países”, descreveu a coordenadora da Rede, Paula Morais, docente do Departamento de Ciências da Vida, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Além da Universidade de Coimbra e da Embrapa Agrobiologia, também fazem parte do acordo de cooperação a Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, a Universidade de Cabo Verde, a Universidade Eduardo Mondlane, a Unviersidade Rovuma, a Universidade Politécnica de Moçambique, a Universidade Agostinho Neto de Angola, a Universidade de São Paulo e a Universidade do Estado de Santa Catarina.

Liliane Bello (MTb 01766/GO)
Embrapa Agrobiologia

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

atuacao-internacionalmicrobiologia