07/12/23 |   Agricultura familiar

Público prestigia Workshop das Cadeias Produtivas da mandioca e pecuária sustentável na 45ª Expoagro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Maria José Tupinambá

Maria José Tupinambá -

Mais de 150 pessoas entre produtores rurais, pesquisadores, empresários e extensionistas participaram do Workshop das Cadeias Produtivas no Amazonas, realizado dias 6 e 7 de dezembro, dentro da programação da 45ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro). O evento teve por finalidade discutir os principais entraves e propor soluções para a cultura da mandioca e pecuária sustentável.

Realizado pela parceria Embrapa e Governo do Estado do Amazonas por meio da Secretaria de Produção Rural (Sepror), Idam, Adaf e ADS,  o evento teve na quarta-feira, (06/12), as discussões sobre a cultura da mandioca e na  quinta-feira (07/12) abordou sobre pecuária sustentável.

A chefe-ajunta de P&D da Embrapa Amazônia Ocidental, Kátia Emídio da Silva, deu as boas -vindas e falou das tecnologias hoje disponíveis aos produtores do Amazonas. O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, Luiz Antônio Cruz,mostrou como a Embrapa leva seus resultados de pesquisa ao público em geral. 

O pesquisador da Embrapa, João Ferdinando Barreto, apresentou as tecnologias disponíveis para a cultura da mandioca e destacou a importância da mandioca para a alimentação e na utilização de diversos produtos. "A cultura da mandioca é praticada por pequenos agricultores que precisam sempre de apoio para que possam fazer as mudanças que precisam no processo de produção e de melhoria na qualidade de vida", destacou. 

Na quinta-feira (07/12), o pesquisador da Embrapa, Jeferson Macêdo, falou da importância de uma produção com uma baixa emissão de carbono na pecuária amazonense. Afirmou ser essencial que a pecuária amazonense intensifique a transição para uma produção de baixa emissão de carbono com uso estratégico do solo, principalmente em áreas degradadas.

"Com tecnologia podemos intensificar essa produção e ter maior produtividade por unidade de área e ter muito mais animais por unidade de área. Hoje, a nossa média estadual é de 0,9 animais, por hectare. Com tecnologia, podemos chegar a 3,5 animais, ou seja, podemos quintuplicar a produção de carne e leite em nosso estado sem ter que derrubar um metro quadrado de floresta". 
 
O pecuarista José Maria Rezende compartilhou um pouco da sua experiência na atividade sustentável e enfatizou a importância da troca de informações com os demais convidados. "Foi muito bom passar as informações, e como produtor já aplico outras tecnologias na minha propriedade, além de divulgar as informações de trabalhos sustentáveis na propriedade, pois a fazenda sustentável aqui na Amazônia é viável", disse.

O secretário Executivo-Adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Airton Schneider, destacou a importância das boas práticas da pecuária sustentável no estado. "No Amazonas, defendemos e trabalhamos com a pesquisa, alternativas e meios para não termos impactos ambientais. A Embrapa nos traz, e nós difundimos as maneiras e métodos de forma concentrada no processo e uso racional das áreas de pastagens", disse.

 

Sobre o workshop
 
A programação do evento é organizada pela Sepror, em parceria com a Embrapa, que neste ano promoveram 10 workshop das principais cadeias produtivas do Amazonas, entre elas: guaraná, mandioca, açaí, citros, abacaxi, castanha, piscicultura, banana, pecuária e cupuaçu. Para completar as 11 cadeias ainda falta ser realizada a de olerícolas. 

 
Programação
 
Nesta  sexta-feira (08/12), as atividades ocorrerão na Fazenda Agroindustrial São José, na Rodovia AM-240 (Estrada de Balbina), quilômetro 45, no município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus). A atividade inicia às 8h e segue até às 12h. Com essa programação, a atividade prática marca o encerramento dos workshops.
 
 

Maria José Tupinambá (114 DRT-AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 3303-7898

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

workshopcadeias-prioritarias