08/12/23 |

Embrapa comemora recorde de participações no e-Campo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Mais de um milhão de participantes, 133 capacitações ativas, 41 novos cursos sendo construídos, 15 mil inscrições/mês. Resultados de um dos mais bem sucedidos programas de capacitação da Embrapa, o e-Campo, que está em busca de parceiros públicos e privados para possibilitar que as tecnologias geradas pela Embrapa cheguem a um número maior de técnicos e produtores brasileiros e de outros países. 

Esse é o resultado do esforço conjunto entre a equipe da Supervisão de Inserção de Ativos, da Gerência Geral de Negócios, da Diretoria de Negócios (DENE) e as equipes (pontos focais) das 43 Unidades Descentralizadas da Embrapa, enfatiza Joyce dos Santos, gerente-geral da área.

Segundo ela, o e-Campo tem apenas cinco anos, mas seu portfólio de cursos chegou em mais de 94% dos municípios brasileiros e em outros países. A fórmula desse sucesso: oferta ininterrupta de novos cursos e em uma plataforma que permite ao participante aprender a qualquer hora e de qualquer lugar. 

Além disso, a maioria das capacitações é gratuita e de oferta contínua, isto é, o interessado pode se inscrever a qualquer momento, diz Aline Branquinho Silva, que coordena a vitrine de capacitações da Embrapa.

A plataforma e-Campo (https://e-campo.sede.embrapa.br/), também conhecida como Vitrine de Capacitações On-line da Embrapa, foi aperfeiçoada e traz mais funcionalidade e rapidez para os usuários internos e também uma navegação mais intuitiva e prática para os usuários externos. Na sexta-feira, dia 1º de dezembro, a DENE realizou uma live voltada para o público externo, apresentando as mudanças para o público-alvo da plataforma.

“Para além de celebrar os 50 anos da Embrapa e os cinco anos de sucesso do e-Campo, este é o momento ideal para ressaltar o compromisso da nossa Empresa com todos os atores da cadeia agroalimentar do país. O e-Campo é uma ferramenta importante de democratização do conhecimento gerado pela Embrapa não só para os brasileiros, mas para técnicos e produtores rurais de 84 países pelo mundo”, anunciou Ana Euler, diretora de Negócios, em videoconferência realizada na última sexta-feira e que reuniu dezenas de técnicos, estudantes e produtores.

O e-Campo foi lançado pela Embrapa em 2018, quando foram disponibilizadas nove capacitações. Hoje, elas totalizam 133, das quais 102 são gratuitas. Nesses cinco anos, foram emitidos 284 mil certificados. “São capacitações estruturadas e desenvolvidas por equipes multidisciplinares, baseadas em metodologias e estratégias adequadas a cada tipo de público, respeitando a experiência do participante e priorizando a aplicação prática dos conteúdos”, explica Aline Branquinho.

As mudanças realizadas na plataforma seguiram uma estratégia para capturar mais usuários, a partir do alinhamento com o novo modelo de negócios da Embrapa. “Este alinhamento gerou uma nova proposta de valor para o e-Campo, baseada em uma plataforma unificada, de fácil navegação, estruturada com linguagem didática, com estratégias adequadas para cada público e com possibilidade de interação e certificação”, explica Joyce dos Santos.

Além do novo design e layout modernos e intuitivos, que agora se alinham ao novo padrão visual do Portal Embrapa, foram aprimoradas as ferramentas de busca (normal e avançada, com o uso de filtros para tornar a procura mais adequada aos interesses de cada usuário), a integração da plataforma com o Portal Gov.br e criado um ambiente virtual de aprendizagem multilíngue (em inglês e espanhol).


Alguns depoimentos

Como avaliação dos cursos de que participam, inúmeros usuários do e-campo enviam depoimentos. Confira alguns deles:

Curso Manejo do açaí em terra firme:
“Pra mim e para as pessoas mais próximas foi muito importante e proveitoso ter participado desse curso, pois o que eu aprendi coloco em prática todos os dias e ensino aquilo que aprendi, tenho meu sítio na terra firme e pretendo aumentar ainda mais a minha área de açaí da terra firme. Muito obrigado”. 

Curso Enxertia do Cajueiro:
“Tive oportunidade para reciclar e aprimorar conhecimentos. Após a conclusão do curso tive mais certeza que as Boas Práticas Agrícolas, no caso específico da enxertia em cajueiro, são imprescindíveis para uma boa produção e produtividade da cultura [...] uso com frequência os conhecimentos adquiridos e sempre que possível transmito às pessoas”. 

Curso Cromatografia:
 “O curso foi muito útil e necessário. Sou bióloga e minha pesquisa, quando estava no mestrado, era bastante voltada para bioquímica, análises cromatográficas e tudo o mais. Precisava de um apoio para me sentir mais segura e realizar meu trabalho com maior qualidade e independência. Hoje, no doutorado, ensino meus alunos, estudantes de IC e mestrandos, utilizando as bases que aprendi aqui. Muito obrigada e parabéns!” 

Curso Sisteminha:
“É um curso muito bom, que seria uma boa que todos pequenos produtores tivessem conhecimento; tenho certeza que daria uma ajuda e faria com que eles tivessem uma rentabilidade maior, tanto com dinheiro quanto com o próprio tempo, porque sabendo manejar tudo de forma certa fariam com mais rapidez”. 

Para conhecer o e-Campo acesse aqui

Sandra Zambudio (MTb 929/81/PR)
Superintendência de Comunicação (Sucom)

Robinson Cipriano (MTb 2047/DF)
Superintendência de Comunicação (Sucom)

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/