08/12/23 |   Produção vegetal  Transferência de Tecnologia

Novos minicursos gratuitos da Embrapa: cultivo da goiaba e comercialização de frutas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Lanzetta (goiabas) e Adobe Stock (frutas)

Paulo Lanzetta (goiabas) e Adobe Stock (frutas) -

Os interessados em ampliar os conhecimentos sobre fruticultura tropical ganharam duas novas oportunidades: a Embrapa passa a disponibilizar de forma contínua, a partir desta sexta-feira (8), na vitrine de capacitações e-Campo, os minicursos on-line Goiaba: Instruções técnicas para o cultivo comercial e Mercado e comercialização de frutas frescas e processadas, desenvolvidos pela Embrapa Cerrados (DF). 

Voltados a produtores rurais, extensionistas rurais, professores, gestores públicos e estudantes, os minicursos são gratuitos, autoinstrucionais e podem ser feitos em qualquer dia e horário. Ao realizar o minicurso, o aluno que obtiver 70% dos pontos no conjunto de atividades obrigatórias e preencher a avaliação de satisfação e o perfil do participante receberá, gratuitamente, um certificado de conclusão assinado pela Embrapa.

Os dois minicursos estão estruturados em módulo único, com a palestra técnica em vídeo, slides da apresentação em PDF e links para leitura e download da bibliografia recomendada.

Ministrado pelo pesquisador Tadeu Graciolli, o minicurso “Goiaba: Instruções técnicas para o cultivo comercial” oferece informações gerais e atualizadas sobre o cultivo comercial de goiaba, desde a implantação do pomar até a comercialização do fruto.

O participante aprenderá a identificar e caracterizar as principais variedades e o potencial comercial de produção, bem como os principais aspectos relacionados ao planejamento da produção, à implantação, à adubação, às podas, ao manejo e à irrigação do pomar; descrever os tipos de poda e condução do pomar para cultivo comercial; relacionar os tipos de adubação com as fases vegetativas da planta; e identificar as técnicas de desbaste e ensacamento dos frutos, assim como as pragas e doenças do pomar.

Para se inscrever, acesse o link: https://ava.sede.embrapa.br/enrol/index.php?id=435

Já o minicurso “Mercado e comercialização de frutas frescas e processadas”, ministrado pela pesquisadora Ana Maria Costa, traz informações para a elaboração de um plano de negócios para acesso aos mercados de frutas frescas e processadas.

A capacitação mostra como identificar as variáveis no planejamento do negócio para comercialização de frutas frescas e processadas, as limitações e oportunidades envolvidas no planejamento do negócio na propriedade e as características dos tipos de mercado – convencional, orgânicos e agroecológicos. Além disso, o aluno vai aprender a diferenciar os tipos de comercialização direta e intermediada e as Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA).

Para se inscrever, acesse o link: https://ava.sede.embrapa.br/enrol/index.php?id=433

Para mais informações, envie um e-mail para e-campo.cerrados@embrapa.br.

Além desses dois minicursos, a Embrapa Cerrados também desenvolveu e oferta, gratuitamente no e-Campo, minicursos sobre maracujás, pitayasmanga e abacate.

Breno Lobato (MTb 9417-MG)
Embrapa Cerrados

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3388-9945

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/