08/12/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Emenda parlamentar apoia pesquisas para controle de doenças de alho e cebola

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação/Anapa

Divulgação/Anapa - Experimento de digestão anaeróbica

Experimento de digestão anaeróbica

Os produtores de alho e de cebola do Alto Paranaíba, em Minas Gerais, foram beneficiados com a destinação de uma emenda parlamentar do deputado federal Zé Vitor (PL/MG) no valor de R$ 200 mil. O recurso será investido em projetos de pesquisa conduzidos pela Embrapa Hortaliças com foco no manejo da podridão branca, uma das doenças mais ameaçadoras para essas duas culturas e quem tem preocupado os agricultores de Minas Gerais, o maior estado produtor de alho do Brasil e destaque também no plantio de cebola. Isso porque o fungo Stromatinia cepivora, causador da podridão branca, pode sobreviver no solo por mais de 20 anos na ausência de plantas hospedeiras e ainda há poucas medidas de controle disponível para a doença.

“Ficamos felizes em saber que o nosso setor terá mais recursos no próximo ano. A pesquisa precisa de investimentos porque ela pode trazer as respostas para os problemas que enfrentamos no campo e que afetam a nossa produtividade. Hoje, sem dúvidas, a falta de métodos de manejo mais eficientes para controle da podridão branca está na lista das preocupações dos produtores”, afirmou Rafael Corsino, presidente das associações nacionais de Alho (Anapa) e Cebola (Anace).

Desde 2022, a Anapa apoia a realização de um protocolo da Embrapa Hortaliças sobre podridão branca. Os experimentos estão sendo conduzidos na área experimental da Cooperativa Agropecuária do Alto Paranaíba (COOPADAP), com a coordenação do pesquisador Valdir Lourenço Junior, e deverão ser beneficiados com o novo recurso. Neste primeiro ano, foram avaliados o efeito da desinfestação anaeróbica do solo, a aplicação de extrato de alho, o efeito da incorporação de mostarda e capim-sudão no solo e o efeito de fungicidas para manejo dessa doença.

 

Produção sustentável

“Essa emenda será de grande importância não só para a Embrapa desenvolver suas pesquisas, mas para reduzir o custo dos produtores, que poderão ter, no caso do alho e da cebola, bulbos de melhor qualidade, teoricamente minimizando o uso de defensivos, estimulando uma produção mais sustentável e com menor risco de contaminação química”, celebrou Warley Nascimento, chefe geral da Embrapa Hortaliças. “A gente só tem a ganhar e avançar com essa união, o apoio financeiro do deputado, a expertise da Embrapa, juntamente com o apoio das associações e seus produtores”, completou.

Além do suporte financeiro para a condução dos trabalhos já em andamento na estação experimental, o recurso poderá ser utilizado na produção de um livro sobre a diagnose e manejo de pragas e doenças nessas culturas direcionado para produtores, técnicos e estudantes. Será realizado ainda um evento técnico para divulgação dos resultados de pesquisa. Para a condução desse projeto, haverá parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), Anapa, Anace, COOPADAP e outras entidades públicas e privadas da região do Alto Paranaíba.

 

Com informações de Imprensa Anapa

Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cebolaalhominas-geraisanapa