11/12/23 |

Pré-inscrições abertas para a XV Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 - Localização dos perfis da XV Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos: RCC das várzeas do Médio Rio Amazonas e entorno (XV RCC), prevista para acontecer de 18 e 25 de outubro de 2024.

Localização dos perfis da XV Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos: RCC das várzeas do Médio Rio Amazonas e entorno (XV RCC), prevista para acontecer de 18 e 25 de outubro de 2024.

O período de pré-inscrição para a XV Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos: RCC das várzeas do Médio Rio Amazonas e entorno (XV RCC) começou no dia 11/12/23. A edição de 2024 está prevista para acontecer de 18 e 25 de outubro. O evento técnico-científico, cujo principal objetivo é contribuir para o aprimoramento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), é promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e pelo Núcleo Regional Amazônia Ocidental (SBCS/NRAO), com organização e coordenação da Embrapa Amazônia Ocidental, Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Solos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

     >> Acesse a página do evento e saiba mais

A XV RCC terá duração de oito dias. No dia seguinte à chegada dos participantes e abertura do evento, prevista para a noite de sexta-feira (18/10/24), na cidade de Manaus/AM, terá início a excursão para o exame de 16 perfis de solo. Segundo José Francisco Lumbreras, pesquisador da Embrapa Solos e organizador do evento, o roteiro inclui um percurso com deslocamento de oeste para leste dos estados do Amazonas e do Pará, começando em Manaus (oeste), pelo interflúvio Solimões-Negro, antes da confluência desses rios para formar o Amazonas, e finalizando em Santarém/PA (leste), com itinerário por terra e água ao longo do Rio Amazonas, de montante para jusante – veja o mapa acima e acesse aqui a programação prévia.

“O roteiro da XV RCC passará pelas cidades de Manaus, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Parintins, Belterra e Santarém. Aproximadamente 1.400 km serão percorridos ao longo das rodovias AM-070, BR-174, AM-010, BR-163, estradas vicinais e trechos fluviais. Na tarde do dia 25 de outubro de 2024 está programada a plenária de encerramento da XV RCC, na cidade de Santarém”, complementa Maurício Rizzato Coelho, também pesquisador da Embrapa Solos e organizador do evento.  

Além de contribuir para o aprimoramento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos e aprofundar e divulgar os conhecimentos sobre os solos do bioma Amazônia, a XV RCC irá estimular o desenvolvimento de pesquisas em solos e promover o intercâmbio entre pesquisadores, professores e outros profissionais de áreas correlatas, ampliando os canais de cooperação científica e divulgação da Ciência do Solo no País.

 

Pré-inscrição não garante vaga no evento

Os organizadores da XV RCC explicam que a pré-inscrição não garantirá vaga automática para participação no evento. O seu objetivo é obter informações sobre potenciais interessados, possibilitando atender a um público diverso dentro do limite de 80 vagas disponíveis para a viagem.

Após o período destinado à pré-inscrição, que termina no dia 31/12/2023, a comissão organizadora da XV RCC selecionará 80 candidatos entre os pré-inscritos, mantendo uma lista de espera. Na sequência, divulgará a lista dos selecionados, bem como os procedimentos para a confirmação da inscrição, que deverá ser efetivada no período de 29/01/2024 a 22/02/2024 com o pagamento da taxa de inscrição.

Clique aqui para saber mais detalhes e acessar o formulário de pré-inscrição.

 

Fernando Gregio (MTb 42.280/SP)
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

solossibcsrccevento