11/12/23 |   Transferência de Tecnologia

Capacitação de agricultores indígenas para incremento da produtividade de mandioca

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Siglia Souza

Siglia Souza - Aspectos culturais e nutricionais da mandioca serão tema de uma das palestras da capacitação

Aspectos culturais e nutricionais da mandioca serão tema de uma das palestras da capacitação

Acontece nesta terça-feira, 12 de dezembro, das 8h30 às 11h, uma capacitação especializada em cultivo de mandioca voltada para agricultores indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororó, pertencentes às etnias Guarani, Kaiowá e Terena. A atividade será realizada na Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka Marçal de Souza, em Dourados (MS).  

A capacitação tem como objetivo principal divulgar estratégias para incrementar a produtividade da mandioca nas aldeias indígenas. Na primeira palestra serão abordados os aspectos culturais e nutricionais da mandioca, destacando sua relevância na alimentação das comunidades indígenas, seu uso e suas potencialidades.

Em seguida, serão apresentadas informações essenciais sobre a seleção de materiais de plantio de alta qualidade, ressaltando a importância do uso de materiais de plantio com qualidade sanitária e agronômica, bem como o uso de cultivares de mesa e industriais, quando serão apresentados alguns materiais desenvolvidos pela Embrapa. 

Nesta palestra, serão planejados os melhores sistemas de produção sustentável de mandioca, considerando o uso de plantas de cobertura, plantio em fileiras duplas e as características importantes do solo para cultivo da mandioca.

“A capacitação é uma oportunidade valiosa para os agricultores indígenas adquirirem conhecimentos técnicos e práticos que são importantes para o fortalecimento da produção de mandioca nas aldeias de Jaguapiru e Bororó. A implementação das estratégias apresentadas, poderá contribuir com melhores resultados em termos de segurança alimentar e aumento da renda das comunidades indígenas”, explica o Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia, Auro Akio Otsubo.

A capacitação de agricultores indígenas para o incremento da produtividade da mandioca nas aldeias Jaguapiru e Bororó é uma realização da Embrapa Agropecuária Oeste e da Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, através da Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas.

Christiane Congro Comas (MTb: 825/9 (SC))
Embrapa Agropecuária Oeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (67) 3416-6884 | (67) 99944-9224

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens