12/12/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Novo secretário de Agricultura de SP conhece trabalhos da Embrapa no estado

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Vivian Chies

Vivian Chies - Encontro aconteceu em Campinas, na sede da Embrapa Territorial

Encontro aconteceu em Campinas, na sede da Embrapa Territorial

A Embrapa Territorial sediou uma reunião entre Guilherme Piai, o novo secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, e os chefes-gerais dos cinco centros da Empresa no estado, realizada em 22 de novembro. As principais soluções tecnológicas e os conhecimentos da Embrapa que podem ser aplicados para potencializar o desenvolvimento sustentável da agropecuária paulista foram apresentados para o gestor estadual e sua comitiva.  O encontro é um desdobramento da reunião de Gustavo Spadotti, chefe da Embrapa Territorial, e sua equipe, na secretaria, em outubro. 

Piai animou-se com as possibilidades de parcerias em temas como conectividade no campo, rastreabilidade, serviços de assistência técnica e extensão rural on-line (Ater digital), sistemas integrados, entre outros. “Queremos identificar o que podemos somar de esforços para entregar mais resultados em parceria. Vamos trabalhar em conjunto para o agro de São Paulo e para o agro do Brasil”, afirmou. Ele informou que os meios para viabilizar futuras cooperações técnicas serão discutidas nas próximas reuniões com sua equipe.

Líder do centro anfitrião, Spadotti apresentou os números preliminares da conectividade no campo, trabalho desenvolvido para o Governo de São Paulo neste ano. “O estudo poderá ser direcionado para priorizar a conectividade de acordo com a região ou até mesmo pelo perfil do produtor rural”, disse. Ele também apresentou alguns produtos finalizados recentemente e passíveis de serem customizados para o território paulista, como o mapeamento de viveiros escavados e o TecAmazônia

Dentre as linhas de atuação da Embrapa Agricultura Digital, o pesquisador Aryeverton Fortes de Oliveira, representando o chefe-geral Stanley Oliveira, deu ênfase para a avaliação de risco climático, que envolve a participação de 35 centros de pesquisa da Empresa e uma rede com cerca de 400 profissionais engajados. Ele também comentou sobre outras linhas, como rastreabilidade e automação rural.

Por meio da apresentação de algumas das soluções desenvolvidas em parceria com empresas privadas, José Manoel Marconcini, chefe-geral da Embrapa Instrumentação, demonstrou a expertise do centro em agricultura de precisão.

As atuações da Embrapa Pecuária Sudeste em sistemas integrados foram enfatizadas pelo chefe-geral, Alexandre Bernt, que destacou oportunidades tanto na pecuária de corte como na pecuária de leite, dando como exemplo de aplicação a colaboração de seu centro com o governo paulista no Projeto Integra SP.

A Embrapa Meio Ambiente foi representada pelo chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento, Cristiano Menezes. O gestor explicou que a atuação do centro de pesquisa busca fazer frente a dois desafios globais: produzir alimentos para uma população mundial superior a dez bilhões de pessoas e reduzir os efeitos das mudanças climáticas.

A comitiva do secretário foi composta por: Edson Fernandes (secretário-executivo); Orlando Melo de Castro (subsecretário de Agricultura); Diógenes Kassaoka (subsecretário de Abastecimento e Segurança Alimentar); Ricardo Pereira (coordenador da Cati); Carlos Nabil Ghobril (coordenador da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio) e Priscilla Fagundes (coordenadora do Programa Rotas Rurais).

O pesquisador Juan Ferelli, supervisor da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Territorial, também participou da reunião.

 

Alan Rodrigues (MTb 2625/CE)
Embrapa Territorial

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3211-6200

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/