12/12/23 |

Via Satélite - Notas da edição 11/2023

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Simpósio de Recursos Hídricos

Quatro estudos com participação da Embrapa Territorial foram apresentados no XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, realizado de 19 a 24 de novembro, em Aracaju, SE. A pesquisadora Janice Leivas esteve no evento científico. Veja os títulos do trabalhos apresentados, conjuntamente com universidades: Identificação de conflitos no uso das terras em áreas de risco no município de Campinas - SP; Balanço hídrico por sensoriamento remoto em região de crescimento agrícola na costa do Nordeste do Brasil; Detecção remota de anomalias nas condições de umidade do solo nos biomas do Sealba; Distribuição e ocorrência do bicudo-do-algodoeiro e condições termohídricas no Oeste da Bahia.

 

Asbram

O chefe-geral, Gustavo Spadotti, participou do 13º Simpósio Nacional das Indústrias de Suplementos Minerais, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (Asbram), nos dias 23 e 24 de novembro, em Campinas, SP. Spadotti destacou a presença de muitos representantes do segmento no evento e parceria de longa data entre a Associação e o centro de pesquisa.

 

Confert

O chefe-geral, Gustavo Spadotti, e o analista Rafael Mingoti foram nomeados membros da Câmara Técnica de Assuntos Regulatórios, Econômicos, de Infraestrutura e Logística do Conselho Nacional de Fertilizantes de Plantas (Confert), ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União em 1º de novembro, mas os dois profissionais já vinham participando de reuniões e contribuindo com o trabalho do Conselho, que tem como principais atribuições revisar e implementar o Plano Nacional de Fertilizantes. De acordo com Spadotti, as contribuições do centro de pesquisa estão relacionadas principalmente ao tema logística agropecuária, com a identificação de portos, terminais e modais para melhorar a eficiência logística da distribuição de fertilizantes no território nacional.

 

Floresta + Sustentável

O analista Hilton Ferraz da Silveira participou de reunião na Superintendência de Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo, em 10 de novembro, para apresentação do Plano Floresta + Sustentável. Oficializado em 16 de novembro pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, o programa tem como objetivo estimular as cadeias produtivas florestais e estruturar as políticas públicas voltadas para esse tipo de economia. 

 

COP

O chefe-geral, Gustavo Spadotti, participou, juntamente com representantes da Embrapa Florestas, Embrapa Soja, da academia e de escritórios de advocacia, de uma reunião remota com o senador Carlos Heinze (PP-RS), no dia 1º de novembro. Em pauta, a apresentação de sistemas sustentáveis aplicados pela agropecuária brasileira na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP), em Dubai (Emirados Árabes Unidos).

 

Itesp

No dia 7 de novembro, o chefe-geral, Gustavo Spadotti, recebeu Fernando Barbosa e Diogo Mazotini, respectivamente, chefe de Gabinete e diretor de Políticas e Desenvolvimento da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp). Em pauta, projetos para levar conectividade para assentamentos rurais. A visita é um desdobramento da reunião com o novo titular da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piau, ocorrida no dia 24 de outubro. 

 

China

O chefe-geral, Gustavo Spadotti, e o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, José Gilberto Jardine, receberam, dia 13, uma delegação chinesa formada por pesquisadores e gestores de institutos de pesquisa voltados à agricultura na China. O grupo havia demonstrado interesse em discutir temas como o melhoramento na variedade de produção de sementes; tecnologias de produção mecanizada na agricultura; criação, construção e gestão de plataformas avançadas de pesquisa científicas na área de agricultura; e desejavam identificar possibilidades de cooperação em tecnologia de intercâmbio de pessoal entre ambas as partes para aprender promover a produção em grande escala, modernizando o maquinário agrícola e garantir o rendimento e a qualidade das colheitas. 

Spadotti apresentou algumas das principais tecnologias desenvolvidas pela Embrapa em seus 50 anos, e alguns dos trabalhos de destaque da Embrapa Territorial, como o estudo do uso e ocupação das terras brasileiras. 

 

Dataprev

A chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, Lucíola Magalhães, apresentou algumas das soluções da Embrapa Territorial focadas na exploração dos dados de políticas sociais no meio rural em sua reunião na sede da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), em Brasília, DF, dia 27 de novembro. A apresentação foi um desdobramento do workshop realizado na Embrapa Territorial, em outubro, com equipes da Dataprev e do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

 

Serviços Ambientais

O pesquisador André Furtado, secretário-executivo do Portfólio de Serviços Ambientais da Embrapa, foi um dos debatedores do webinário “Marcos Regulatórios e Experiências para Pagamentos por Serviços Ambientais”, promovido pela Conexão Mata Atlântica, dia 27 de novembro. O debate também contou com a participação de Consuelo Franco, coordenadora de Conservação e Uso Sustentável da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), e Rafaela Sena, coordenadora de Projetos da área de Saneamento na HidroBR.

 

Partindo do conceito de serviço ambiental como uma ação humana com vista a recuperar uma paisagem degradada, o pesquisador abordou questões que envolvem o sistema de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Ele comentou sobre alguns dos pontos que considera relevantes para implementar um PSA, como a definição do serviço ecossistêmico a ser considerado no projeto, a determinação da estrutura do programa de compensação, até a divulgação dos resultados alcançados. Furtado também discutiu sobre as dificuldades para implantação do PSA, entre outros tópicos. Assista ao webinário aqui.

 

Agricultura 4.0

O chefe-geral, Gustavo Spadotti, moderou o debate sobre “Agricultura 4.0 e Novas tecnologias”, tema de um dos painéis do GRI Agro 2023, evento realizado em São Paulo, SP, em 9 de novembro. Antes de passar a palavra aos debatedores, Gustavo promoveu uma contextualização da temática ao discorrer sobre a evolução da aplicação tecnológica na agropecuária brasileira, desde a agricultura 1.0, marcada pelo uso da enxada no cultivo da terra, até a agricultura 4.0, caracterizada pela adoção de tecnologias digitais na produção e gestão agrícola, visando ao aumento da produtividade.

 

O painel reuniu: Danilo Pedrazzoli, gerente e diretor Industrial no Brasil da Koppert Biological Systems; Eduardo Monteiro, vice-presidente e gerente nacional da Mosaic Fertilizantes; Fernando Prezotto, CEO da SEMPRE AgTech; Luiz Henrique Santana, CTO e co-fundador da Leaf Agriculture; Odílio Balbinotti, presidente da Atto Sementes; Talita Robusti, acionista e conselheira de Administração da Santa Clara Agrociência Industrial.

 

O evento contou com as presenças da presidente do Embrapa, Silvia Massruhá, e dos governadores Carlos Massa (Paraná), Mateus Simões (Minas Gerais, em exercício) e do vice-governador do Mato Grosso, Otaviano Pivetta.

 

Conselho Empresarial da PUC-Campinas

O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, José Gilberto Jardine, representou o chefe-geral, Gustavo Spadotti, na reunião do Conselho Empresarial da Pontifícia Universidade de Campinas (PUC-Campinas), realizada na sede da instituição de ensino, dia 8 de novembro. Como destacou Jardine, duas pautas principais ocuparam a agenda da reunião: a organização de projetos pedagógicos que aproximem a formação do aluno da realidade do mercado de trabalho e a elaboração de projetos de pesquisa, desenvolvimento e fomento com a participação de docentes da PUC, pesquisadores e outras instituições e em parceria com empresas da região.

 

Vivian Chies (MTb 42.643/SP)
Embrapa Territorial

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3211-6200

Alan Rodrigues (MTb 2625 JP/CE)
Embrapa Territorial

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3211-6200

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

curtas-viasat