12/12/23 |

Embrapa lança o livro Cultivo de Baunilha - Práticas básicas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Capa/Foto e arte Zenilton de Miranda

Capa/Foto e arte Zenilton de Miranda - Livro reúne conteúdos textuais e imagéticos sobre o cultivo sustentável da baunilha

Livro reúne conteúdos textuais e imagéticos sobre o cultivo sustentável da baunilha

 

A publicação está disponível na internet gratuitamente

          

Produtores, técnicos e demais interessados em uma das especiarias mais valorizadas no mercado internacional e internacional, a baunilha, já podem fazer o dowload da publicação Cultivo de Baunilha - Práticas Básicas, que responde a questões técnicas sobre a baunilha.

Em formato digital (PDF), a publicação foi lançada pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, localizada em Brasília/DF, e tem um farto conteúdo técnico científico em linguagem acessível para quem é do campo das ciências agronômicas e também aqueles que nunca viram uma planta de baunilha, mas têm interesse pelo tema. 

 A publicação é resultado de três anos de pesquisa realizada com diferentes atividades e ações no projeto Desenvolvimento da cadeia produtiva de baunilhas brasileiras de importância para gastronomia e agroindústria. Os autores Luciano de Bem Bianchetti, Zenilton de Jesus Gayoso de Miranda, Roberto Fontes Vieira, Rosa de Belem das Neves Alves, Cláudia Angélica Nasser Brumano, Djalma barbosa da Silva e Christoph Fikenscher , elaboraram, ao longo de três anos do desenvolvimento do projeto sobre baunilhas do Brasil, 13 capítulos que exploram temas que vão desde os aspectos botânicos até a pós-colheita.

Com as ilustrações científicas de Zenilton de Miranda, os leitores vão notar uma intersecção entre a ciência e a arte que possibilita melhor compreensão dos detalhes da baunilha (Vanila planifolia Andrews), que é uma planta da família das orquídeas, originária do México, cujos frutos aromáticos resultam em um alto valor comercial.

As ilustrações e fotos completam os conteúdos textuais nos quais os pesquisadores tomaram como base nos resultados do projeto obtidos por meio de práticas de campo e laboratório, facilitando a melhor compreensão dos leitores.

Assim, pequenos agricultores, quilombolas, técnicos, produtores de mudas e demais interessados terão acesso de forma prática a pontos importantes como, por exemplo, a altura ideal para o corte dos ramos de baunilha ou, ainda, de que forma se dá a obtenção de estacas em viveiro, entre outros pontos, sempre com fotos e ilustrações. 

Segundo o pesquisador Roberto Vieira, existe uma grande demanda por produtos elaborados a partir de baunilha de origem natural, seja no mercado nacional como no internacional. Vieira entende que as características específicas das espécies nativas e a melhoria dos processos de produção podem favorecer o incremento da oferta de baunilhas brasileiras no mercado, o que possibilitaria a ampliação de fontes de renda de comunidades locais. Ou seja, existe no cultivo sustentável da baunilha uma potencial alternativa economica para os agricultores familiares. 

Roberto Vieira comenta que a publicação, além de levar aos produtores e comunidades locais conhecimentos básicos de boas práticas do cultivo e manejo das baunilhas no Brasil, é uma ferramenta que serve para apoiar a otimização da obtenção dos frutos, com fundamento nos conhecimentos de sistemas de cultivo; aspectos fitossanitários; florescimento e polinização; processos de pós-colheita; e beneficiamento. A produção de aromas de plantas nativas, como é o caso da baunilha, pode proporcionar o desenvolvimento de novos produtos para a agroindústria brasileira.

Deva Heberlê (MTb/RS 5297)
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Contatos para a imprensa
Telefone: (Whatsapp) 61 98377-1046

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/