14/12/23 |   Produção animal  Recursos naturais  Manejo de Recursos Hídricos

Manejo Ambiental é o novo curso à distância oferecido pela Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Juliana Sussai

Juliana Sussai - Curso on-line de manejo ambiental

Curso on-line de manejo ambiental

A Embrapa lança nesta quinta-feira, 14 de dezembro, o curso on-line Conceitos básicos em manejo ambiental da propriedade leiteira. Oferecido pelo e-Campo, plataforma de capacitações a distância da Empresa, é gratuito e tem duração de 8 horas.

A iniciativa pretende capacitar produtores rurais, agentes de assistência técnica e extensão rural, profissionais agropecuários e estudantes em conceitos básicos sobre como manejar os recursos naturais e os resíduos da atividade leiteira para conseguir a adequação da propriedade frente às exigências das agências ambientais e conferir segurança ambiental à atividade.

Segundo o pesquisador Julio Palhares, da Embrapa Pecuária Sudeste, responsável pelo curso, a oferta na modalidade à distância dá oportunidade de acesso a um maior número de estudantes, produtores e técnicos. “Os conceitos e informações apresentados nos módulos são construídos de forma a possibilitar um raciocínio lógico, de fácil compreensão e que possa contribuir para os participantes aplicarem os princípios nas suas rotinas profissionais e de manejo da propriedade leiteira”, explica Palhares.

Ainda, de acordo com ele, espera-se que os participantes entendam os principais conceitos, práticas e legislações para o manejo da água e dos resíduos nos sistemas de produção de leite. Nesta primeira capacitação são apresentados os conceitos básicos. Em 2024, serão lançadas mais duas capacitações, manejo da água e manejo de resíduos na atividade leiteira.

Estima-se capacitar em torno de cinco mil pessoas. O conhecimento técnico a respeito do manejo ambiental traz benefícios também para a sociedade. “O acesso às informações proporcionam o desenvolvimento da atividade leiteira com segurança ambiental e, consequente, conservação dos recursos naturais em quantidade e qualidade. A população terá a oferta de alimentos com valor ambiental, além disso, há o empoderamento dos atores nas questões ambientais de sua atividade”, destaca o pesquisador.

Com a oferta do curso, a Embrapa contribui para o avanço de metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030. Com o Objetivo 2, que se refere à promoção da agricultura sustentável de produção de alimentos, com práticas agropecuárias resilientes, manutenção dos ecossistemas, fortalecimento da capacidade de adaptação às mudanças climáticas, às condições meteorológicas extremas, secas etc. A meta 12, remete ao consumo e produção responsáveis, principalmente em relação à gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais (água), como propõe o curso.

 

Informações operacionais

Curso Conceitos básicos em manejo ambiental da propriedade leiteira
Link: https://ava.sede.embrapa.br/enrol/index.php?id=122
Carga horária estimada: 8 horas
Módulos: I - Manejo ambiental, II - Licenciamento ambiental e III - Os oito conhecimentos.
Modalidade: à distância, autoinstrucional (modelo de ensino no qual o aluno estuda de forma independente).
Lançamento: 14 de dezembro de 2023
Período de inscrição: Oferta contínua
Período para conclusão do curso: 30 dias a partir da inscrição
Mais Informações: e-campo.pecuaria-sudeste@embrapa.br

 

Gisele Rosso (MTE 3091/PR)
Embrapa Pecuária Sudeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (16) 3411-5625

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/