14/12/23 |   Transferência de Tecnologia

Pesquisadores colombianos buscam cooperação em pragas e doenças do coqueiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Saulo Coelho

Saulo Coelho - Visitantes conheceram experimentos e banco genético em Itaporanga (SE)

Visitantes conheceram experimentos e banco genético em Itaporanga (SE)

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) recebeu na segunda e terça (11 e 12), a visita prévia de técnicos do Centro de Pesquisa El Mira (Tucumaio, Nariño), vinculado à Empresa Colombiana de Pesquisa Agropecuária (Agrosavia).

O diretor Carlos Castilla, a coordenadora de Inovação Jaydy Estupiñan e o agrônomo especialista em coco Andres Castillo estiveram na Unidade da Embrapa em Sergipe para conhecer de perto as linhas de pesquisa com coco, principalmente na área de pragas e doenças, e articular uma parceria para que toda a equipe colombiana possa vir ao Brasil para uma jornada de cooperação técnica.

Na manhã de segunda, eles foram recebidos pelos chefe-geral Marcus Cruz e as chefes-adjuntas de Pesquisa e Desenvolvimento, Viviane Talamini, e de Transferência de Tecnologia, Tânia Medeiros, além de membros do grupo de pesquisas com coco - Adenir Teodoro, Emiliano Costa, Humberto Fontes e Joana Ferreira. 

Navegue abaixo pela galeria completa de imagens do evento na página da Embrapa na rede social Flickr – use as setas laterais para avançar e retornar.

 

Visita Agrosavia (Colômbia) - Coco

 

O momento inicial foi de apresentações das agendas de pesquisa com coco de ambas as instituições e exposição das principais demandas do centro colombiano, que tem à frente grandes desafios sanitários, com a a cultura do coqueiro criticamente afetada por doenças presentes como o anel vermelho, causado pelo besouro conhecido como broca-do-olho, além de ameaças como o perigoso amarelecimento letal e a ainda pouco conhecida atrofia da coroa.

Para Castilla, a cooperação com troca de conhecimento entre países do Sul na busca de soluções integradas e adaptadas a cada realidade territorial é um caminho fundamental para a recuperação e desenvolvimento de culturas de relevância socioeconômica. “Conhecemos a notória expertise da Embrapa Tabuleiros Costeiros na cultura do coqueiro, e esperamos construir uma parceria que possa gerar soluções importantes no fortalecimento dessa atividade na região costeira da Colômbia”, destacou.

Ainda na segunda, pesquisadores da Embrapa conduziram os visitantes pelo Campo Experimental de Itaporanga d'Ajuda, no Litoral Sul de Sergipe, para conhecer experimentos em campo com soluções para a cultura do coqueiro, além do banco internacional de conservação genética da espécie mantido na área. 

Na terça, a comitiva seguiu para o perímetro irrigado Platô de Neópolis, no Baixo São Francisco Sergipano, onde os pesquisadores colombianos conheceram o manejo da cultura em escala comercial na área da H. Dantas, com participação do gerente agrícola Rodrigo Sacramento, que tirou dúvidas e apresentou detalhes do controle de pragas e doenças. 

De acordo com a chefe de Transferência Tânia Medeiros, a expectativa é de que a visita ampliada da equipe colombiana acontece já no primeiro semestre de 2024. “É parte importante da missão da Embrapa atuar em cooperações para o desenvolvimento agrícola de países parceiros. Agora iremos acionar a nossa Assessoria de Relações Internacionais para articular efetivamente a parceria por meio da Agência Brasileira de Cooperação”, declarou.

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cococoqueirocolombiacooperacao-internacionalagrosavia