15/12/23 |   Gestão Estratégica

Embrapa e Emdagro discutem prioridades de cooperação técnica em SE

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Sayonara Marinho

Sayonara Marinho - Encontro reuniu equipes de pesquisa e transferência para traçar plano de ação

Encontro reuniu equipes de pesquisa e transferência para traçar plano de ação

A Embrapa Tabuleiros Costeiros recebeu, na terça (12), equipe técnica da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) para uma reunião de alinhamento e construção de ações prioritárias para o fortalecimento da agricultura sergipana.

Técnicos de todas as áreas de atuação da Emdagro discutiram com pesquisadores e agentes de transferência de tecnologia da Unidade da Embrapa sediada em Aracaju. O foco da parceria é a construção de um plano de ações prioritárias conjuntas paras as cadeias produtivas com demandas mais críticas e urgentes no campo sergipano.

Nas reuniões realizadas entre as equipes ao longo do ano, foram definidos 11 temas prioritários de atuação, tanto no desenvolvimento de novas soluções tecnológicas quanto na transferência de tecnologias já validadas. Cada tema terá um responsável técnico de cada entidade, e será construído um plano de trabalho específico. 

Os temas selecionados são mandioca; batata-doce; Integração Lavoura - Pecuária - Floresta (ILPF); citros; milho; aquicultura (peixes, camarões e ostras), reflorestamento e recuperação de áreas degradadas; forrageiras para alimentação animal; fortalecimento das organizações de produtores orgânicos /agroecológicos; Plano Agricultura de Baixo Carbono (ABC+) e feijão.

A chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Tabuleiros Costeiros Viviane Talamini ressaltou que as duas instituições estão avançando nas articulações para construir um plano robusto de cooperação técnica que traga impactos efetivos no desenvolvimento da agropecuária do estado.

“Nossas equipes vêm tendo um proveitoso diálogo ao longo deste semestre, com reuniões de alinhamento e partilha de informações relevantes. Após esse encontro, nossa equipe irá elaborar um documento detalhado para enviar à Emdagro, e designaremos os pontos focais para cada tema prioritário do plano, que terá sua execução iniciada em 2024”, relatou Talamini.

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

sergipemilhocitrosilpfmandiocaemdagroplano-abcforrageirasfeijaobatata-docepastagem