19/12/23 |   Produção animal

Ovinos prolíficos da Embrapa geram dados de trabalho premiado

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Reprodução CNPA

Reprodução CNPA - Trabalho teve pesquisador da Embrapa como um dos coautores

Trabalho teve pesquisador da Embrapa como um dos coautores

Dados gerados a partir do Núcleo de Conservação de Ovinos Santa Inês mantido pela Embrapa Tabuleiros Costeiros em Frei Paulo (SE) serviram de base para um dos trabalhos premiados durante o Congresso Nordestino de Produção Animal (CNPA 2023), realizado de 29 de novembro a 1º de dezembro em Teresina (PI).

Um dos resumos apresentados no evento pela mestra e doutoranda em Zootecnia – Melhoramento Animal pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) Beatriz Senes recebeu menção honrosa como melhor trabalho na área de melhoramento e reprodução animal.

O trabalho, intitulado ‘Parâmetros genéticos do índice de eficiência reprodutiva em ovelhas’, teve como um dos coautores o pesquisador Hymerson Azevedo, curador do Núcleo de Ovinos da Embrapa Tabuleiros Costeiros.

Hymerson é um dos responsáveis técnicos pelo desenvolvimento da tecnologia FecGE, que consiste na identificação, por meio de testagem, de uma mutação genética natural que faz com que fêmeas da raça de ovinos Santa Inês apresentem, em média, taxa de ovulação 82% maior e 58% a mais de prolificidade (probabilidade de partos múltiplos), gerando oportunidade de ganhos superiores ao produtor. 

“Beatriz defendeu sua dissertação abordando a prolificidade de ovinos, aproveitando que nosso rebanho tem um grande volume de dados de animais prolíficos, e tem atraído a atenção de pesquisadores que desejam abordar esse tema, que cada vez mais tem provado ser uma condição básica para a sustentabilidade da ovinocultura voltada para produção de carne”, destaca Hymerson.

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

ovinossanta-inesovinos-prolificosgenetica-animalmelhoramento-animal