20/12/23 |   Agricultura familiar  Agroecologia e produção orgânica

Práticas agroecológicas aprimoram a relação entre árvores e abelhas-sem-ferrão em sistemas agroflorestais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Katia Braga

Katia Braga - SAF Área 3 - várzea Vale Verde

SAF Área 3 - várzea Vale Verde

No último dia 12 de dezembro, a equipe do projeto "IntegrASF-SAF", liderado pela Embrapa em colaboração com a Prefeitura Municipal de Jundiaí e o Instituto Kairós, participou de uma capacitação na Horta Municipal Vale Verde, em Jundiaí, SP. O foco do treinamento foi a integração entre sistemas agroflorestais (SAFs) e a meliponicultura, visando otimizar a criação de abelhas-sem-ferrão.

A pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente e coordenadora do curso, Katia Braga, juntamente com Mauro Spalding e Guilherme Ranieri do Instituto Kairós, conduziram discussões sobre a construção do desenho do SAF, destacando o plantio e a semeadura de espécies herbáceas e arbustivas nas linhas de árvores. Segundo Mariana Marchesi, também do Kairós, essa prática, além de proteger o solo e melhorar sua fertilidade, proporciona recursos alimentares para as abelhas-sem-ferrão por meio das flores, enquanto as árvores ainda estão em desenvolvimento.

Joel Queiroga, pesquisador do projeto e coordenador do evento, ressaltou as diversas funções que as plantas, cultivadas e não cultivadas, desempenham nesse sistema integrado. Elas fornecem biomassa, produtos para consumo e comercialização, além de servirem como alimento para as abelhas.

Durante a capacitação, que contou com a participação de Lourival Fagundes, representando a Prefeitura Municipal de Jundiaí, foram discutidos aspectos práticos relacionados à integração, como a escolha adequada do local para instalação das colmeias de abelhas-sem-ferrão. O pesquisador da Embrapa Meio-Norte Ricardo Camargo que também coordenou o curso, enfatizou a importância de selecionar locais apropriados para a construção de suportes ou abrigos, visando o bem-estar e a proteção das abelhas. Essa escolha também facilita a visita delas às flores e contribui para o serviço de polinização prestado nas plantas de interesse.

Cristina Tordin (MTb 28.499/SP)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: 19 992626751

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/