20/12/23 |   Gestão Estratégica

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia Embrapa pelos seus 50 anos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Fernando Goss

Fernando Goss - Dirigentes da Embrapa recebem homeangem na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Dirigentes da Embrapa recebem homeangem na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

A Embrapa foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL/RS) no dia 14 de dezembro, pelos 50 anos de fundação. Na solenidade, o presidente da AL/RS, deputado estadual Vilmar Zanchin, concedeu a Medalha da 56º Legislatura, entregue ao Diretor de Pesquisa e Inovação, Clenio Pillon. Participaram, da solenidade os chefes-gerais das quatro unidades do estado: Clima Temperado (Pelotas/RS), Pecuária Sul (Bagé/RS), Trigo (Passo Fundo/RS) e Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS), além do presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf).

De acordo com o presidente da AL/RS, Vilmar Zanchin, a homenagem é uma forma de reconhecer o papel da Embrapa para o desenvolvimento do país nas últimas cinco décadas. “É inegável que a Embrapa foi fundamental para o salto de produção e de produtividade do nosso setor primário. Sem a Embrapa o Brasil não seria o que é hoje, uma potência mundial em produção agropecuária e exportador de diversos produtos para diferentes países”, destacou o deputado.

Já o diretor Clenio Pillon, ressaltou que nesses 50 anos a Embrapa foi fundamental para transformar o Brasil em importador de alimentos para um dos maiores produtores agropecuários do mundo, além de trabalhar pela segurança e soberania alimentar no país. Mas, segundo Pillon, novos desafios estão sendo colocados para o futuro da empresa, como a sustentabilidade na produção e a saudabilidade do que é produzido no campo. “Atualmente o mundo passa por uma crise alimentar, transição energética e crise climática e esses são desafios para a pesquisa agropecuária, para que continuemos tendo protagonismo global”, ressaltou.

Na solenidade também foi dada oportunidade para os chefes de unidades se pronunciarem. O chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Waldyr Stumpf Junior, ressaltou o papel da instituição na formulação de políticas públicas. “A empresa está presente na balança comercial do país, mas também foi fundamental para a inclusão social de pequenos produtores”. Já o chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Flores Cardoso, salientou o desafio que é a produção de alimentos de qualidade aliada à conservação ambiental. “E a pecuária tem um papel muito importante nesse processo, principalmente com os serviços ambientais que promove quando bem conduzida ou utilizada em sistemas integrados”.

Para o chefe-geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski, a Embrapa é uma empresa pública cuja natureza é resolver problemas de estado e destacou o grande salto na produção de grãos desde a sua criação. “Somente na cultura de trigo, conseguimos quintuplicar nossa produção, principalmente com o aumento de produtividade e a expansão na cultura para outras regiões do país”. O chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Adeliano Cargnin, ressaltou o papel da sua unidade para o fortalecimento de uma cadeia produtiva que é formada principalmente por agricultores familiares. “O Brasil ainda tem muito a crescer nas cadeias de uva de mesa, sucos e vinhos, mas nos últimos anos evoluímos muito e a contribuição da Embrapa foi muito relevante para que isso acontecesse.

Já o presidente do Sinpaf, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, destacou o papel da Embrapa como empresa pública e na produção de alimentos para eliminar a fome que ainda atinge um significativo percentual da população. “Precisamos de uma empresa forte, com recursos públicos para que as soluções desenvolvidas cheguem a todos que precisem”. Após a solenidade foi oferecida uma pequena degustação de produtos desenvolvidos pela Embrapa e parceiros.

 

Fernando Goss (1065/SC)
Embrapa Pecuária Sul

Contatos para a imprensa

Telefone: 53 32404749

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

homenagem50-anos