20/12/23 |   Comunicação

Balanço 2023 comemora as conquistas com doses de confiança no futuro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Gislene Alencar

Gislene Alencar -

Confiança na capacidade da instituição de enfrentar e superar desafios. Esse foi o tom que permeou a apresentação do tradicional balanço de final de ano: em 2023, segundo o pesquisador Warley Marcos Nascimento, chefe-geral da Embrapa Hortaliças, no cômputo geral, embora com algumas reduções financeiras com relação a 2022, “conseguimos navegar com relativa tranquilidade”. E com boas perspectivas futuras.

De acordo com Nascimento, muitos dos esforços empreendidos este ano darão frutos em 2024, como os projetos dentro do arcabouço dos Termos de Execução Descentralizada (TEDs) (instrumentos para o repasse de orçamento entre órgãos e entidades da administração pública federal, com o objetivo de desenvolver projetos, iniciativas e ações de governo relacionados a planos, programas e políticas públicas). “Prospecção de demandas de mecanização para a agricultura familiar” e “Capacitação de produtores do Canal do Sertão Alagoano” - nos valores de R$ 560 mil e R$ 580 mil - são as mais recentes TEDs firmadas com o MDA e o MAPA, respectivamente, e nomeadas por ele como exemplos.

Também fazem parte desse suporte as propostas encaminhadas no segundo semestre de 2023 ao  Sistema Embrapa de Gestão (SEG) – Bioinsumos para manejo nutricional e fitossanitário de sistemas orgânicos de produção de alface e tomate; Desenvolvimento de insumos biológicos para o manejo da podridão branca e raiz rosada em alho e cebola; Desenvolvimento e otimização do manejo nutricional e estudo do perfil metabólico em cultivares de grão-de-bico; e Desenvolvimento e Validação do Sistema Re-Aqua como alternativa de tecnologia social para tratamento e reuso do esgoto sanitário na irrigação de hortaliças em áreas rurais ou isoladas; Melhoramento genético de pulses para o agronegócio do Brasil: ampliação da oferta de cultivares de ervilha, grão-de-bico e lentilha com maior valor agronômico e nutricional; e Desenvolvimento de cultivares e de manejo fitotécnico de hortaliças PANC. A esses projetos juntam-se os submetidos aos editais com financiamentos externos: FAPDF (06) e Emater-MG (01).

Outra parceria externa, dessa vez com perfil futurista, foi destacada pelo chefe-geral durante a apresentação: um protocolo de intenções foi assinado no dia 21/11 último entre a Embrapa e a Agência Espacial Brasileira visando a participação do Brasil no Programa Artemis, da NASA, que reúne projetos de cooperação internacional visando a implantação de uma base lunar- a Embrapa será responsável como provedora de dados, tecnologias e produtos que serão usados nas futuras missões espaciais. “A boa notícia é que as culturas de batata-doce e de grão-de-bico foram selecionadas como opções de base alimentar fora da Terra, o que abre caminhos para as nossas cultivares mostrarem as suas qualidades para além de nosso planeta”, comemora.

DEVER DE CASA

A apresentação do balanço também incluiu uma mostra das contribuições dos diversos setores que atuam institucionalmente para manter as estruturas em funcionamento – administração, pesquisa e desenvolvimento, transferência de tecnologia, comunicação e tecnologia da informação.

Na área administrativa, a chefia classificou como “ações que fazem a diferença” a construção da usina fotovoltaica (atua na conversão direta da energia solar em energia elétrica), prevista para entrar em operação em janeiro/2024; e as reformas do laboratório de biologia celular e do sistema hidráulico da caixa d’agua (que permitiu a normalização do fornecimento de água) na Unidade.

No contexto da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, o ano de 2023 foi pródigo com relação à apresentação de novas cultivares, parte delas desenvolvidas em parceria com outras Unidades: pimenta BRS Biguatinga, cebola BRS Belatriz 239, grão-de-bico BRS Hari, cenoura BRS Carmela, morango BRS Fênix e batata BRS Gaia. Nessa área, cultivares que já estão no mercado  têm rendido royalties para a Unidade, com destaque para a cenoura BRS Carmela, que lidera os valores comercializados de suas sementes por empresas privadas, conforme contratos assinados entre as partes.

Quando o objetivo é atender a sociedade em suas demandas por novidades tecnológicas, o setor de Transferência de Tecnologia tem comparecido por meio de ferramentas diversas, desde a promoção/organização de lives, congressos, dias de campo, feiras, etc. até o seu mais longevo e exitoso processo de transferir conhecimentos por meio de cursos on-line, uma ferramenta concebida durante a pandemia da Covid, em 2020. “Hoje, temos seis cursos em oferta contínua, liderados em número de inscrições pelo Hortas em pequenos espaços, com o número de inscritos chegando a 102.904”. Ver mais: https://www.embrapa.br/hortalicas/cursos-e-eventos

O balanço de 2023 prossegue com Nascimento destacando a linha de atuação do Núcleo de Comunicação (NCO), envolvendo produção de notícias para os públicos interno (intranet/ newsletter/Todos.com) e externo, contemplado por material produzido para o site da Unidade, extensivo à Superintendência de Comunicação da Embrapa (Sucom). Fazem parte da rotina do setor atendimentos à mídia local e nacional – jornais, revistas, rádios e televisão – pautadas, em sua grande maioria, pelas notícias divulgadas no portal (https://www.embrapa.br/hortalicas/noticias). “Em 2023, foram 98 atendimentos à imprensa, 54 inserções nas redes sociais e 47 matérias no portal”, contabilizou o chefe-geral.

Por fim e na mesma esfera de importância dos outros setores, a atuação do Núcleo da Tecnologia da Informação (NTI) mereceu um destaque especial no balanço, que lembrou o papel de protagonista desempenhado pelo setor na construção do novo Sistema de Avaliação de desempenho Individual – SIADI, incorporado pela Embrapa. As iniciativas do NTI, de acordo com a chefia-geral, prosseguiram em 2023, com o projeto – em andamento – que visa à melhoria da oferta de conexão via wi-fi no âmbito da Unidade. “Essa ação vai resultar no aumento da cobertura, beneficiando todos os usuários, locais ou não”, anotou Nascimento, que também chamou a atenção para os atendimentos realizados via Ordens de Serviço  - 284 chamadas atendidas e 40 computadores atualizados.

“Temos mais dois elementos que reforçam as boas perspectivas para 2024 - os seis milhões que serão destinados à nossa Unidade dentro do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) do governo federal, e o próximo concurso que reforçará o nosso quadro em mais 28 colaboradores”, finalizou Nascimento.

Anelise Macedo (MTB 2749 DF)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3385-9109

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/