21/12/23 |   Agricultura familiar  Biodiversidade  Transferência de Tecnologia

Novo curso do e-Campo aborda a bioeconomia amazônica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ronaldo Rosa

Ronaldo Rosa - A agregação de valor aos produtos da sociobiodiversidade é um dos temas abordados na capacitação

A agregação de valor aos produtos da sociobiodiversidade é um dos temas abordados na capacitação

Estão abertas as inscrições para o curso on-line de Bioeconomia para sociobiodiversidade no Bioma Amazônia, no portal e-Campo, a vitrine de capacitações virtuais da Embrapa. Com carga horária de 32 horas divididas em cinco módulos, o curso, que é gratuito, traz conceitos, temas para inovação e inciativas relacionadas ao tema com foco na região amazônica.

De acordo com a Anna Karina Almeida, analista da Embrapa Amazônia Oriental, a capacitação foi elaborada a partir da necessidade de conhecimento sobre os processos sustentáveis e inovações para bioeconomia no bioma. Na Amazônia, esse tema assume novas abordagens e visões, tendo como base a integração do conhecimento tradicional e científico, e o protagonismo de povos e comunidades da floresta no desenvolvimento local.

“Foi um grande desafio reunir informações de Unidades da Embrapa na Amazônia Legal e de parceiros para disponibilizarmos conteúdos teóricos e práticos de uma forma atrativa e acessível ao público”, relata a analista que coordenou a organização do curso on-line.

Bioeconomia Inclusiva
 

A bioeconomia inclusiva na Amazônia envolve economias focadas no uso sustentável de recursos da biodiversidade, tendo como base o conhecimento tradicional e o diálogo com os conhecimentos científico e tecnológico em processos produtivos e de manejo, assim como aplicações industriais, de melhoramento genético e biotecnologia. Resultam do protagonismo de agricultores familiares, povos indígenas e comunidades tradicionais no desenvolvimento local e regional com inclusão socioprodutiva e conservação ambiental.

O curso apresenta abordagens e experiências no contexto da agricultura familiar e dos povos indígenas e comunidades tradicionais da região. Utiliza-se conteúdos teóricos, aplicações práticas e experiências locais, contribuindo com a formação de pessoas e organizações para o fortalecimento da bioeconomia amazônica.

A capacitação é gratuita e tem oferta contínua. Acesse em: https://ava.sede.embrapa.br/enrol/index.php?id=320 

O curso on-line foi desenvolvido com recursos do projeto Bioeconomia e Sociobiodivesidade de cadeias produtivas de importância na agricultura familiar com ênfase nos Biomas Cerrado e Amazônia (Ted Bioeconomia), com recursos do programa Bioeconomia Brasil Sociobiodiversidade, por meio de parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Embrapa.

Inclusão produtiva e desenvolvimento local
 

Para o pesquisador da Embrapa Judson Valentim, presidente do Comitê Gestor do Portfólio Amazônia, o curso contribui para ampliar as discussões em torno da bioeconomia como um vetor importante para a inclusão socioprodutiva das populações amazônicas, de forma a reduzir a pobreza, melhorar a qualidade de vida e a renda dessas populações. “É um instrumento importante de comunicação com a sociedade, com os setores interessados no tema e também para apresentar os principais desafios e oportunidades que a bioeconomia apresenta tanto para os segmentos da sociobiodiversidade quanto para populações tradicionais que são guardiões da floresta”, afirma.

A diretora de Negócios da Embrapa, Ana Euler, ressalta que em 2024, o Brasil, como líder do G20 (grupo que reúne os 20 países com as maiores economias do mundo), trará o tema da bioeconomia para o centro da agenda de combate às desigualdades e promoção do desenvolvimento sustentável. “Trata-se de um tema catalisador de uma nova rota de desenvolvimento que potencialize biodiversidade e riqueza em recursos naturais como fonte de crescimento econômico, proteção ambiental e igualdade social”, afirma. Ela destaca ainda que há uma grande expectativa quanto à contribuição da Embrapa para essa nova agenda que se traduzirá em uma política nacional.

“Considero esse curso como parte de nossa contribuição, reunindo a experiência de nossos especialistas, exemplos práticos de projetos e conhecimentos gerados ao longo dos 50 anos de atuação da Embrapa na Amazônia”, finaliza a diretora.

Ana Laura Lima (MTb 1268/PA)
Embrapa Amazônia Oriental

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

capacitacaoamazoniae-campobioeconomiabioeconomia-inclusiva